Geral
Censo em Palmas gera polêmica e vereador quer recontagem da população

desenvolva ações junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o objetivo de recontar a população de Palmas. "Nem a minha casa, nem as dos meus filhos receberam a visita de recenseadores", afirmou o parlamentar, inconformado com o relatório parcial do IBGE que estima em 180 mil a população da Capital.

Damaso lembra, que se o IBGE mantiver o número do relatório preliminar, o prejuízo para a cidade será muito grande, tendo em vista que todos os repasses federais previstos na legislação se baseiam no número de habitantes.

O coordenador técnico do censo 2007, Raimundo Costa Barbosa, entretanto, informou, que em cidades acima de 156 mil habitantes, recursos como o FPM – Fundo de Participação dos Municípios, um dos principais repasses federais, não está vinculado ao número de habitantes.

Barbosa contudo, admitiu que o número pode estar menorado, pois, muitas residências só tem o casal, que durante o dia está trabalhando e à noite os recenseadores não trabalham. O coordenador ainda admitiu ter sido muito alta a taxa de domicílios fechados, principalmente no mês de julho, quando muitas famílias viajaram durante a temporada de praia.

Segundo informou o interesse da contagem é também do recenseador que ganha por produtividade. Outro problema lembrado foi a questão dos apartamentos "é uma luta para entrar, a primeira é convencer o porteiro" desabafa.

Fundos de participação

Parcela das receitas federais arrecadadas pela União é repassada aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. O rateio da receita proveniente da arrecadação de impostos entre os entes federados representa um mecanismo para amenizar as desigualdades regionais, na busca de promover o equilíbrio sócio-econômico entre Estados e Municípios.

Cabe ao Tesouro Nacional, em cumprimento aos dispositivos constitucionais, efetuar as transferências desses recursos aos entes federados, nos prazos legalmente estabelecidos.

Dentre as principais transferências da União para os Estados, o DF e os Municípios, previstas na Constituição, destacam-se: o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE); o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); o Fundo de Compensação pela Exportação de Produtos Industrializados - FPEX; o Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - FUNDEF; e o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...