Estado
Doris pede ao Senado legitimidade para que TCEs possam executar suas decisões

"É extremamente frustrante ver milhões de reais em imputação de débito, aplicados pelos TCEs aos maus gestores, não retornarem aos cofres públicos porque a Constituição Federal se calou quanto a quem cabe executar essas decisões. O sistema Tribunal de Contas, para alcançar a efetividade de suas decisões, necessita deste comando constitucional." Com esta declaração em seu pronunciamento no Senado Federal, dia 29 de maio, a conselheira presidente do TCE Doris de Miranda Coutinho observou que no sistema de controle, a aplicação de sanções pecuniárias, um dos instrumentos mais eficazes para repressão de atos irregulares, aguarda do legislador a chancela para que o próprio Tribunal de Contas possa executar suas decisões.

Em exposição de mais de 20 minutos na Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, a presidente Doris apresentou o que o TCE-TO vem desenvolvendo na área de fiscalização, destacando a implantação do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (SICAP). Falou, também, da característica da sua gestão de promover a capacitação continuada dos gestores públicos como instrumento preventivo dos atos irregulares, sendo enfática na defesa de que o Tribunal de Contas é órgão de contorno jurisdicional, discordando da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que coordenava o trabalho da Comissão, a qual em sua fala, definiu os Tribunais de Contas como órgão administrativo.

A senadora, após tecer comentários sobre a capacidade técnica da presidente Doris, convidou-a para que estivesse presente também nos dias 5 e 12 de junho para encerramento dos trabalhos. À mesa de debates estavam o presidente da comissão, senador Leomar Quintanilha (PC do B-TO) e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, o Procurador Regional da República, entre outros. Após o encerramento das exposições, durante os debates, a conselheira Doris recebeu um grande número de perguntas.

 

Fonte: Ascom TCE

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...