Meio Ambiente
Fauna de peixes é tema de reunião dos Comitês de co-gestão da UHE Estreito
Foto: Divulgação
Professor Gustavo Nunan apresentou programa de ictiofauna para membros do comitê de Barra do Ouro | Divulgação
Professor Gustavo Nunan apresentou programa de ictiofauna para membros do comitê de Barra do Ouro

Representantes do Consórcio Estreito Energia (Ceste) estiveram reunidos com lideranças dos municípios de Aguiarnopólis, Barra do Ouro, Carolina, Estreito, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins, no período de 11 a 15 de maio, para a reunião temática e preparatória dos comitês de co-gestão, instrumento de comunicação e interação entre a Usina Hidrelétrica Estreito e comunidades interferidas.

As reuniões tiveram como pauta o estudo das comunidades de peixes (Ictiofauna) no futuro reservatório da UHE Estreito, assunto que foi apresentado pelo pesquisador e professor de ictiologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gustavo Nunan, contratado pelo Ceste para desenvolver a pesquisa.

O programa de Conservação da Ictiofauna é um dos programas ambientais desenvolvidos pelo Ceste e inclui seis subprogramas: estudos da comunidade de peixes; identificação de áreas de desova e criadouros naturais; rotas migratórias da icitofauna; resgate e salvamento da ictiofauna; adequação e avaliação da atividade pesqueira e transposição de peixes. “Por meio da pesquisa saberemos a situação da pesca e da ictiofauna da região. Teremos dados científicos do cenário dos peixes do rio Tocantins e como o estoque de peixe está sendo explorado pelos pescadores”, enfatizou Nunan.

Para desenvolver o estudo das comunidades de peixes será realizado um inventário das espécies em 11 estações de amostragem ao longo do rio Tocantins, que serão monitoradas por uma embarcação que está em construção em Carolina (MA) e funcionará como um laboratório flutuante.

Os pesquisadores usarão conjuntos de redes, marcados com os pontos, por meio de GPS, onde serão coletados os peixes e, posteriormente, pesados, identificados e feitos os estudos da dieta do peixe, assim como os estudos de reprodução.

Durante sua explanação, o professor Nunan explicou aos membros do comitê que não existe tecnicamente e cientificamente qualquer motivo que venha a proibir a pesca durante o enchimento do reservatório. Entretanto, o pesquisador deixou bem claro que quem delibera sobre isso é o Ibama.

De acordo com Nalva Braga, coordenadora do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep), o comitê de co-gestão é uma forma muito importante e democrática dos representantes das entidades do município estarem participando com o Ceste das ações desenvolvidas pelo empreendimento. “Os comitês são a voz da comunidade. Achei pertinente essa pauta da pesca, pois esclarece as dúvidas”.

Os comitês de co-gestão foram constituídos por pessoas que exercem liderança nas comunidades e são de caráter consultivo. Além de tratar da ictiofauna, as reuniões abordaram as pautas das próximas reuniões ordinárias do comitê de Co-gestão, que contará com a presença do Ibama, órgão responsável pela coordenação das reuniões.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito

 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Aguiarnópolis

Barra do Ouro

Carolina

CESTE

Estreito

Filadélfia

Goiatins

Itapiratins

Meio Ambiente

Nalva Braga

Palmeirante

Palmeiras do Tocantins

UHE Estreito