Estado
Babaçulândia faz 56 anos com muita festa
Foto: Ventinha
Ventinha

Babaçulândia realizou no domingo, 21, a 16ª Cavalgada com comitivas de todo município e várias cidades vizinhas. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, foi mais uma das festividades dos 56 anos de emancipação política da cidade.

Cerca de 800 cavaleiros e amazonas desfilaram pela manhã por mais de 5 km da Rua de Areia à Chácara do Passo onde aconteceu churrasco de confraternização com as presenças do senador João Ribeiro (PR) e do deputado federal Lázaro Botelho (PP).

Inaugurações

No sábado, à noite, na companhia de lideranças e com grande participação da população, o prefeito Alcides Filho (PR) inaugurou o público das ruas Luiz Martins Aguiar, o prédio da Rádio Tropical FM e a iluminação pública da praça do Centro Comercial. Depois a população curtiu os shows de Rui Amado e Banda Pakera. Segundo o prefeito Alcides Filho, a série de benefícios à cidade só foi possível porque assumiu o município completamente organizado.

Alcides Filho ouviu do senador João Ribeiro a garantia de que as obras em Babaçulândia vão continuar: “prefeito, o senhor dará continuidade através de recursos que vamos empenhar ao trabalho que já tem mais de oito anos na cidade”.

O prefeito também integrou à frota da prefeitura várias máquinas que vão beneficiar pequenos produtores rurais, preparando o solo para o plantio no segundo semestre e recuperando com o fim do período chuvoso as estradas vicinais. Na terça-feira, 23, à noite, as festividades de aniversário serão encerradas com o bolo de 56 metros, correspondendo cada metro a um ano de emancipação política.

História

Babaçulândia teve sua história iniciada em julho de 1926, com a fixação de moradores à margem esquerda do rio Tocantins, em povoado que recebeu o nome de Nova Aurora do Coco, subordinado à Boa Vista do Tocantins, hoje, Tocantinópolis.

O povoado teve como primeiros habitantes os maranhenses atraídos pela atividade extrativista de óleo do coco-babaçu, existente em grande quantidade na região. Por isso, em 1938, o povoado passou a denominar-se Babaçulândia. Em 23 de junho de 1953, foi elevado à categoria de município, instalado em 1º de janeiro de 1954.

Com abertura da rodovia Belém-Brasília (BR-153), Babaçulândia teve considerável impulso em seu desenvolvimento, especificamente no setor agropecuário.

Da redação com informações Assimp – Babaçulândia

 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Alcides Filho

Babaçulândia

Estado

João Ribeiro

Lázaro Botelho

Prefeitura de Babaçulândia