Estado
Secretário e empresário discutem construção do porto fluvial de Praia Norte

O secretário de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 11, com o presidente do grupo Eurolatina, Klaus Weyand, para debater a construção do Porto Fluvial de Praia Norte, no rio Tocantins. O empreendimento deixará o Tocantins na rota de dois dos principais portos do Brasil: o de Manaus (AM) e o de Belém (PA).

Segundo o secretário, o governo do Estado vem trabalhando para atender as demandas de infraestrutura e logística, sanando as necessidades dos investidores que estão chegando ao Tocantins. João Telmo explicou que a implantação do Porto de Praia Norte vai possibilitar a construção de um ramal ferroviário até Aguiarnópolis, para integrar o Estado ao restante do país.

Para Klaus Weyand, o objetivo do Porto é no futuro promover a ligação dos sistemas hidroviário/ferroviário, diminuindo os custos do transporte de carga no Tocantins e demais estados vizinhos. “O porto vai crescer de acordo com a demanda da região”, relatou.

Também participaram da reunião o presidente da Facioli, Dimas Facioli, a responsável pela logística do Porto de Praia Norte, Sandra Kramer, a diretora da Eurolatina, Adélia Nunes, o diretor de Atração e Fomento da SIC, Iapurê Olsen e o diretor de logística, João Inácio Júnior.

O município de Praia Norte está localizado na região do Bico do Papagaio, a 619 quilômetros de Palmas. O local foi escolhido para abrigar o Porto do Tocantins, depois que estudos indicaram a viabilidade técnica do empreendimento. Esta será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico.

Além de operar normalmente com o carregamento e descarregamento de produtos de todo o país, o Porto de Praia Norte deverá funcionar como um entreposto aduaneiro da ZFM - Zona Franca de Manaus, ou seja, receberá remessas de produtos industrializados do maior distrito industrial do Brasil, para que, posteriormente, possam ser distribuídas.

Protocolo de Intenções

O governo do Tocantins, a prefeitura de Praia Norte e a empresa Autologística Eurolatina Serviços Ltda assinam nesta terça-feira, 12, o Protocolo de Intenções visando a construção do Porto. A solenidade será realizada às 10h, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia. Na mesma ocasião será apresentado o anteprojeto do Porto e Centro Logístico de Aguiarnópolis, que dará sustentação logística ao porto fluvial.

O projeto é privado, a cargo da empresa brasileira Autologística Eurolatina Serviços Ltda, mas conta com apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Praia Norte, que cederá o terreno para sua implantação.

Klaus Weyand e técnicos da Eurolatina vão cumprir agenda no Estado até o dia 15 de janeiro, acompanhados do diretor de Atração de Fomento da SIC e do diretor do Departamento de Fruticultura e Silvicultura da Secretaria da Agricultura, José Américo. Acompanha o grupo uma equipe de TV alemã, que dará cobertura especial ao projeto. Os contatos visam a coleta de subsídios sobre investimentos potenciais e possibilidades de cargas.

Nesta segunda-feira, 11, eles ainda terão reunião com representantes da Bunge, em Palmas, e à tarde participam de reunião na cidade de Miracema com a Steio, empresa que fomenta o plantio de eucalipto para reflorestamento visando a produção de biomassa para embarque.

Já na terça-feira, 12, após a assinatura do Protocolo de Intenções, a equipe viaja para Carolina/MA, onde terá reunião na próxima quarta,13, às 14 h, com o empresário Pedro Irã, proprietário da Pipes (Pedro Irã Pereira do Espírito Santo), que atua no ramo de navegação, entre outras atividades. Em seguida, o grupo se desloca para Estreito/MA, para nova reunião, desta vez com representantes do Ceste - Consórcio Estreito Energia, responsável pela construção da usina hidroelétrica de Estreito.

Na quinta-feira, 14, Klaus Weyand e sua equipe participam de reunião na empresa Tobasa, em Tocantinópolis, região Norte do Estado. E para finalizar, no dia 15, sexta-feira, o grupo visita Praia Norte, local de construção do porto fluvial, com sobrevôo nessa região e sobre Marabá e Tucuruí (eclusas).

Da redação com informações Secom

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Bico do Papagaio

Estado

Iapurê Olsen

João Telmo Valduga

Klaus Weyand

Pipes

Porto Fluvial

Praia Norte

Prefeitura de Praia Norte

Rio Tocantins

Sandra Kramer