Geral
Projeto que prevê a qualificação de pescadores tocantinenses é entregue ao ministro Lupi
Foto: Pedro Henrique
Pedro Henrique

O secretário de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, entregou nesta segunda-feira, 22, durante audiência do governador Carlos Henrique Gaguim com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi, projeto que prevê a qualificação de pescadores tocantinenses. Serão contemplados ribeirinhos e pescadores que vivem em colônias as margens de rios e do Lago da Usina de Lajeado em Palmas.

Os pescadores aprenderão técnicas de preservação do meio ambiente e como melhorar sua renda com a diversificação das formas de preparação e venda do pescado. O secretário acrescenta que, além disso, os beneficiários serão treinados também para trabalhar como guias turísticos já que são conhecedores dos rios e mananciais nos municípios onde residem.

O ministro declarou que vai estudar o projeto e que em breve dará um parecer sobre o mesmo. Carlos Lupi acrescentou ainda que o Ministério do Trabalho e Emprego dispõe de recursos para qualificação de mão-de-obra e só precisa de projetos para a liberação.

Após a audiência no Palácio Araguaia, o secretário acompanhou o ministro na entrega de certificados do Projeto Projovem Trabalhador, no Espaço Cultural. Carlos Lupi relatou que somente em 2009 cerca de sete mil trabalhadores foram capacitados no Tocantins, salientando que a qualificação é o grande diferencial dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho.

Aluna do curso de vestuário do Projovem, Sebastiana Machado explica que através da qualificação que teve do programa conseguiu ingressar no mercado e trabalhar de carteira assinada. Na solenidade, foram entregues cerca de mil certificados de conclusão de curso nas áreas de vestuário e administração.

Mercado de Trabalho

Os cursos do ProJovem Trabalhador, sob a coordenação da superintendente municipal do Trabalho e Emprego, Ildemar Barbosa, focaram em áreas de trabalho em franca expansão e tiveram duração de 6 meses, somando 350 horas. Durante esse período os participantes receberam uma Bolsa de Auxílio Financeiro no valor de R$100 por mês. Os jovens receberam qualificação profissional, acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer e partir de agora serão inseridos no mercado do trabalho.

Em parceria firmada com o Polo de Confecções do Tocantins, os alunos do ProJovem Trabalhador receberão apoio no que se refere à inserção no primeiro emprego.

O evento contou com a presença do prefeito de Palmas, Raul Filho; do vice-governador, Eduardo Machado; da prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins; dos deputados Ângelo Agnolin e Fábio Martins e da vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin.

Fonte: Secom

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Carlos Gaguim

Carlos Lupi

Espaço Cultural

João Telmo Valduga

Lago UHE Lajeado

Palácio Araguaia

Projovem