Geral
Comunidades Quilombolas do Tocantins serão incluídas nos investimentos do PDRIS
Foto: Aquiles Lins
Aquiles Lins

O governo do Estado irá incluir ações de melhoria da qualidade de vida das comunidades de descendentes quilombolas do Tocantins dentro dos investimentos do PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável, que está em fase de contratação com o Bird - Banco Mundial. O anúncio foi feito ontem, quarta-feira, 3, durante a visita do diretor do Banco Mu para o Brasil, Makhtar Diop, à comunidade quilombola de Lagoa da Pedra, município de Arraias, a 240 km de Palmas.

Diop conheceu a realidade das cerca de 35 famílias de Lagoa da Pedra, assistiu a apresentações culturais, entre elas a sússia, dança típica da região Sudeste do Tocantins, e ouviu as demandas da comunidade, que lhe entregou um documento com reivindicações e sugestões de atuação do banco em relação aos quilombolas. “Agradeço muito a oportunidade de estar aqui conhecendo os quilombolas do Tocantins, que também são descendentes da África, como eu”, disse o diretor, que é senegalês.

Segundo o secretário estadual do Planejamento, David Siffert Torres, que acompanhou Diop na visita, a inclusão das comunidades quilombolas nos investimentos do PDRIS foi uma determinação do governador Carlos Henrique Gaguim, durante encontro com o diretor do Bird, na última terça-feira, 2. “O governador está sensível à questão dos quilombolas e determinou que nós incluíssemos no PDRIS ações para melhorar a vida dessas pessoas”, disse o secretário.

Antes da visita à Lagoa da Pedra, Makhtar Diop visitou o município de Mateiros, a 241 km de Palmas, e depois se reuniu com prefeitos, lideranças e representantes da sociedade civil da região Sudeste. O objetivo foi ouvir a avaliação das obras e ações executadas pelo PDRS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável, que finaliza neste ano, e conhecer as demandas da região. Estiveram presentes e expuseram reivindicações os prefeitos de Arraias, Wagner Gentil; de Natividade, Joaquim do Posto; de Porto Alegre do Tocantins, Edivan Pereira; e de Paranã, Edymêe de Cássia, além do presidente do Fórum de Desenvolvimento da Região Sudeste do Tocantins.

Entre as principais reivindicações expostas pelos líderes estão a continuação dos investimentos em estradas vicinais, nas áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente e no desenvolvimento das vocações econômicas regionais. O secretário David Torres explicou aos participantes que todos os investimentos a serem feitos pelo PDRIS serão discutidos com a população beneficiada, em audiências públicas. “É a comunidade que irá discutir onde serão feitos os investimentos”, adiantou.

O PDRIS teve sua carta consulta aprovada pela Cofiex – Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal em dezembro de 2009. O financiamento para o projeto é de US$ 300 milhões, mais a contrapartida de US$ 75 milhões do governo estadual, para investimentos nas áreas de Infraestrutura, Planejamento, Meio Ambiente, nas cadeias produtivas, entre outras. A expectativa do governo estadual é que até o fim de junho próximo o contrato seja assinado.

Durante sua visita a Arraias, Makhtar Diop também esteve acompanhado do coordenador de operações setorias do Bird no Brasil, Mark Lundell, e do engenheiro de transportes do Banco, Eric Lancelot, além do presidente do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, José Elias Júnior; e de técnicos do governo estadual.

 

Fonte:Secom

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

arraias

Banco Mundial

David Siffert Torres

Edymée de Cássia Tocantins

Joaquim do Posto

Lagoa da Pedra

natividade

Paranã

Porto Alegre do Tocantins

Quilombolas

Wagner Gentil