Palmas
Prefeitura de Palmas regulariza Praça dos Anjos em Taquaralto

As 36 famílias que moravam em situação irregular na Praça dos Anjos em Taquaralto desde 1990 já podem comemorar uma nova fase que se inicia a partir desta semana. É que a Prefeitura Municipal de Palmas realizou a regularização da área, por meio da lei nº 212/10, sancionada na última sexta-feira, 6, pelo prefeito Raul Filho. Com isso o local passa a ser uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis).

Com a aprovação da lei, as famílias, que mesmo habitando no local há aproximadamente duas décadas não tinha documentos dos imóveis, receberão Concessões de Direito de Uso. A nova lei é fruto de uma ação de regularização fundiária elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah) por meio da Diretoria de Planejamento Urbano e Territorial que desafetou a Área Pública Municipal (APM) para que desse lugar a Zeis Praça dos Anjos. Para que a área fosse regularizada foi realizado um mapeamento técnico do local, a medição dos terrenos dos imóveis, memorial descritivo, entre outras ações, que tiveram a participação e acompanhamento dos moradores.

A Concessão de Direito de Uso permite ao concessionário que o imóvel seja utilizado apenas para sua própria residência e/ou parte como residência e outra para fins comerciais. Por se tratar de área pública, o concessionário não é considerado proprietário do imóvel, ficando impedido de vender, ceder ou alugar. Caso descumpra as cláusulas contratuais, o imóvel retorna ao patrimônio municipal.

Por se tratar de uma política social, as concessões serão emitidas preferencialmente às mulheres para que as mesmas e seus filhos não fiquem desamparadas em caso de separação matrimonial.

Zonas especiais

As zonas Especiais de Interesse Social- Zeis, são áreas de assentamentos habitacionais de população de baixa renda, surgidos espontaneamente, existentes, consolidados ou propostos pelo Poder Público, onde haja possibilidade de urbanização e regularização fundiária.

Regularização Fundiária

Realizar a regularização fundiária em Palmas é um dos objetivos da atual gestão, que por meio de políticas como o Plano de Regularização Fundiária do município, realiza ações com intuito promover o desenvolvimento ordenado da Capital. “Regularizar a Praça dos Anjos foi um ganho, tanto para as famílias quanto para o município que carece de ordenamento em sua expansão territorial”, declarou o diretor de Planejamento Urbano e Territorial, Elias Martins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Ascop

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...