Campo
Termina o Vazio Sanitário no Tocantins

Com a chegada das chuvas e o início da safra, o produtor que cultivou soja nas várzeas tropicais, no período do Vazio Sanitário teve até o último dia 10 de outubro para realizar toda a colheita. Nesta entressafra a área plantada, que foi de mais de 28 mil hectares, resultou em 84.237 toneladas de grãos.

A data que limita a colheita da oleaginosa, evita que possíveis focos da praga desenvolvidos durante a entressafra passem para a safra que se inicia. Esta medida, que regulamenta o plantio e a colheita do grão no período do vazio sanitário, prevê multa, interdição da propriedade, destruição do plantio, entre outras punições, para o sojiculticor que descumprir a Lei.

O presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - José Luciano Azevedo, explica que as medidas não visam punir o produtor e sim resguardar a sanidade vegetal do Estado. “Para que o Tocantins continue crescendo, exportando e sendo um dos maiores produtores de grãos e sementes da região Norte do país é preciso que continuemos a manter a Ferrugem Asiática sob controle”, esclarece Azevedo, acrescentando que, para que isso aconteça às fiscalizações têm sido constantes.

De acordo com o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, nesta entressafra não foi notificado nenhum foco de ferrugem nas lavouras. “Durante o vazio sanitário monitoramos 100% da área plantada. Isto, aliado a outras medidas preventivas, impediu o aparecimento da praga”, ressalta.

Dados

Em 2009, no Tocantins foram colhidas 80.682 toneladas de soja, em 26.894,40 hectares plantados.

Entenda

Vazio Sanitário da Soja é o período de entressafra, que vai do dia 1º de julho a 30 de setembro, que fica proibido em todo o País o cultivo da soja, com exceção de áreas especificas onde foi comprovada cientificamente que o risco de proliferação da Ferrugem Asiática é menor. No Tocantins, essa área compreende as regiões de várzeas tropicais de Formoso do Araguaia, Dueré, Pium, Cristalândia, Santa Rita e Lagoa da Confusão, devido às condições climáticas e territoriais encontradas nessas regiões.

Ferrugem

A praga é caracterizada, por pontos escuros nas folhagens (de cor entre o verde e o cinza esverdeado) e pela desfolha precoce da planta, impedindo que os grãos se formem completamente. O fungo de nome Phakopsora pachyrhizi se espalha com vento, por isso a melhor forma de combatê-lo é a fiscalização constante nas plantações.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Adapec

campo

Cristalândia

Dueré

Ferrugem Asiática

Formoso do Araguaia

José Luciano Azevedo

Lagoa da Confusão

Luís Henrique Michelin

Pium

Santa Rita

Vazio Sanitário