A prefeitura de Araguaina, por meio da Secretaria de Saúde – Divisão das Vigilâncias em Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST Regional, realiza entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, a “Semana de Mobilização de Combate a LER/DORT”. O objetivo é intensificar as ações em saúde do trabalhador, promovendo atividades informativas nas redes básicas de saúde, hospitais, além de órgãos públicos. Duas equipes do CEREST Regional Araguaína devem ministrar as palestras, esclarecendo as dúvidas e orientando sobre a prevenção da LER/DORT.
O que é LER/DORT
Conjunto de doenças que atingem músculos, tendões, nervos e articulações dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços e braços) e, eventualmente, membros inferiores e coluna vertebral. Decorrem de sobrecarga do sistema músculo-esquelético no trabalho, que vai se acumulando ao longo do tempo.Os sinais e sintomas da LER/DORT podem ser: fadiga muscular, alteração da sensibilidade, sensação de peso; perda de controle de movimentos; dificuldade para encostar a ponta do dedo em outra ponta; formigamento e dor. Algumas doenças do grupo LER/DORT: cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, tendinites, sinovites, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, ciática, dedo em gatilho, bursites, entre outras.
Combate LER/DORT
O último dia do mês de fevereiro é considerado o Dia Internacional do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), desde 2000. Foi a primeira vez na história que uma doença profissional (LER) passou a ser considerada como questão de saúde pública mundial. A prevenção ainda é o meio mais eficaz de combater a LER/DORT, pois sua cura, tratamento e reabilitação são muito demorados, tem um alto custo e, quase sempre, irreversíveis. Um programa adequado de prevenção, com base na ergonomia de conscientização simples, pode prevenir de forma significativa os seus sintomas.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Araguaina