Cultura
Mobilização nas ruas de Palmas visa orientar foliões para o Carnaval
Imagem da notícia

Com o slogan “Tirou a fantasia, lembrou da camisinha”, a Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) organiza ações preventivas contra doenças sexualmente transmissíveis (DST's), como a Aids, em diferentes pontos da Capital, nesta sexta-feira, dia 04.

“Achamos que, quando a Aids é o assunto, a prevenção é o melhor remédio”, ressalta Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas. As ações fazem parte das estratégias de ampliação ao acesso a informação e, conseqüente, redução dos índices de infecção por HIV em Palmas.

Atividades preventivas

No Jardim Aureny I, uma blitz educativa, a partir das 08h30, fará a entrega de materiais educativos e insumos de prevenção, além de orientações a motoristas e pedestres quanto aos riscos de relações sexuais sem proteção. Atendimentos rápidos de aferição de pressão arterial, teste glicêmico e palestras sobre prevenção às DST's também serão oferecidos àqueles que comparecerem à Unidade Saúde da Família do Jardim Aureny I no mesmo horário. O grupo de Hip Hop “Novo Estilo” fará apresentações musicais tematizadas no local.

“Como a campanha de prevenção a Aids deste ano tem como foco principal a mulher, convidamos uma sexóloga do Grupo de Apoio a Mulher (GAM) para abordar o tema Violência Contra a Mulher”, explica Jane Guimarães Mantovani, enfermeira da Semus. Jane explica ainda que após as palestras, haverá um quiz com premiações para os participantes.

Às 17 horas, profissionais de saúde, acompanhados por marchinhas carnavalescas, movimentarão o setor comercial do Jardim Aureny III abordando lojistas e consumidores com orientações preventivas, distribuição de materiais educativos e preservativos femininos e masculinos .

A partir das 20h, a distribuição de insumos de prevenção atenderá os foliões do Carnaval de Rua, organizado na Avenida Teotônio Segurado. Uma equipe de profissionais de saúde também fará orientações de prevenção às DST's e atividades educativas em bares, boates, casas noturnas, postos de combustíveis e locais de difícil acesso.

Jovens foliãs

“Por causa do aumento gradativo de infecções por HIV em mulheres, especialmente jovens, as mulheres este ano são o alvo da campanha de prevenção das DST/Aids no Carnaval brasileiro de 2011” - informa Mônica Bandeira, responsável pela Área Técnida de DST/Aids da Semus. Dados recentes revelam que entre os adolescentes palmenses, até 19 anos, há apenas casos de AIDS em adolescentes do sexo feminino e nenhum caso do sexo masculino.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Semus

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

AIDS

Carnaval 2011

DST

Mônica Bandeira

Samuel Bonilha

Secretaria da Saúde de Palmas