Economia
Entidades públicas e privadas discutem o Sistema de Escrituração Digital
Foto: Divulgação
Reunião esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do SPED no Tocantins | Divulgação
Reunião esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do SPED no Tocantins

Diversas entidades se reuniram ontem, segunda-feira, 14, na Secretaria Estadual da Indústria, do Comércio e do Turismo, para discutir o funcionamento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), no Tocantins.

Na ocasião a chefe da Assessoria Fiscal da Secretaria da Fazenda, Márcia Mantovani explicou como funciona o sistema e esclareceu dúvidas sobre a escrituração digital que as empresas tocantinenses vão efetuar. Segundo a chefe da Assessoria Fiscal, com a implantação do sistema, tanto o Governo Estadual quanto os contribuintes terão mais rapidez e agilidade na hora de enviar seus dados para o fisco.

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) surgiu da necessidade de integrar as informações prestadas pelos contribuintes com o fisco brasileiro. O projeto, segundo especialistas, será uma das maiores revoluções digitais, no campo da contabilidade, já vistas no País. O SPED atua de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastro de informações fiscais na forma de lei ou de convênio.

As principais premissas do SPED são: empresários, sociedade empresária e contabilista usarão assinatura digital com certificação digital no padrão ICP-Brasil; a entrega do documento fiscal eletrônico será via internet (on-line em condições normais ou off-line em caso de contingência); identificar dispositivos legais tanto na esfera comercial como na esfera fiscal para dar suporte jurídico às escriturações fiscal e contábil digitais bem como à Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.

Participaram da reunião o secretário da Indústria, do Comércio e do Turismo, Ernani Soares de Siqueira; a subsecretária Leide Mota; a chefe da Assessoria Fiscal da Secretaria da Fazenda, Márcia Mantovani; o Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda, Carlos Solimar Braga Silva; o presidente da Jucentins, Antonio Milhomem de Castro; o secretário-geral da Jucetins, Erlan Milhomem; o chefe de gabinete da Fieto, Jairo Mariano; o conselheiro da Faet, Antonio Machado; o presidente da FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Tocantins, Silvio Portilho Cunha; a presidente do CRC –Conselho Regional de Contabilidade, Vânia Labres da Silva; o presidente do Corecon – Conselho Regional de Economia, Vilmar Carneiro Wanderley; o diretor administrativo do Sebrae, Jarbas Meurer; o presidente da Acipa, Fabiano do Vale; e o vice-presidente da Acicolinas – Associação Comercial e Industrial de Colinas, Aluízio Rocha.

Fonte: Secom

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Antonio Machado

Antônio Milhomem de Castro

Erlan Milhomem

Ernani Soares de Siqueira

Fabiano do Vale

Jarbas Meurer

Leide Mota

Márcia Mantovani

Sistema Público de Escrituração Digital