Campo
Comitê gestor do projeto Piratins discute ações definitivas para o empreendimento

As discussões do Projeto Piratins com representantes das instituições públicas visam a celebração e o fortalecimento das parcerias. Na tarde desta terça-feira, 12, na sala de reuniões da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, os parceiros reuniram-se para discutir as ações definitivas do Projeto. Durante a reunião, enquanto o Projeto estava sendo formatado, foi identificado que uma das principais demandas é a requisição das áreas aquícolas. O projeto Piratins será encaminhado ao ministério da Integração Nacional, em Brasília, para captação de recursos.

Para a diretora de Pesca, da subsecretaria de Aquicultura e Pesca do Tocantins, Maria do Carmo, "as prefeituras não sabem desse requerimento. É necessário que façamos outra reunião para nivelar as informações à cerca de áreas e parques aquícolas”, disse.

“Nós não temos uma política pública voltada para a atividade em tanques-rede e, ainda, existe a burocracia para dificultar. Temos que mostrar para a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, que o Tocantins tem potencial e que este Projeto é o melhor dos melhores”, disse a subsecretária de Aquicultura e Pesca do Estado, Miyuki Hyashida.

O diretor de Desenvolvimento Regional, da secretaria estadual das Cidades, Fabiano Souza, disse que a pasta foi criada com o objetivo de ajudar os 139 municípios. ‘’Entendo que esse projeto tem como finalidade, reduzir o desequilíbrio socioeconômico das regiões’’, afirmou Souza. O Diretor disse, ainda, que a secretaria das Cidades está disposta a ajudar na elaboração de projetos de qualificação territorial, com ações destinadas a prover serviços sustentáveis de infra-estrutura necessária ao desenvolvimento regional.

Souza explicou, ainda, que a secretaria das Cidades estará colaborando também, com inovação e apoio aos arranjos produtivos locais, com ações direcionadas a promover o crescimento do emprego e o fortalecimento da economia local; com a gestão regional e o fortalecimento institucional, com ações destinadas a apoiar iniciativas de capacitação, gestão e assistência técnica, associadas ao desenvolvimento dos municípios, do governo do Estado e de instituições regionais.

Uma nova reunião, com o Comitê Gestor, foi marcada para o dia 19 de abril, às 8h30min, no Centro Empresarial do Sebrae.

Estiveram presentes no evento o presidente da ATM e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino; a prefeita de Peixe, Neila Pereira dos Santos; o superintendente federal de Pesca e Aquicultura, Josafá Ribeiro; o secretário municipal da Agricultura de Porto Nacional, Antonio Carlos Lira; o engenheiro ambiental do CILago, Itamar Xavier da Silva; representantes da Adapec; IFTO e prefeitura de Palmas.

A subsecretaria de Aquicultura e Pesca faz parte da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Adapec

Antônio Carlos Lira

Aquicultura e Pesca

Associação Tocantinense dos Municípios

Comitê Gestor

Desenvolvimento Agrário

Desenvolvimento Regional

Fabiano Souza

Ideli Salvatti

Itamar Xavier da Silva

Josafá Ribeiro

Manoel Silvino

Maria do Carmo

Ministério da Integração Nacional

Miyuki Hyashida

Neila Pereira dos Santos

Peixe

Porto Nacional

Prefeitura de Palmas

Projeto Piratins

Secretaria das Cidades

Tanques-rede

Tocantínia