Cultura
Novos conselheiros de cultura elegem diretoria nesta quarta-feira, 13

O prefeito de Palmas Raul Filho e a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP) Kátia Maia empossaram nesta segunda-feira, 11 os novos conselheiros titulares e suplentes das diversas instâncias de representação artísticas das câmaras setoriais do Conselho Municipal de Cultura (CMC). Conforme regimento interno do conselho, a próxima etapa é a realização da primeira reunião ordinária para eleger a nova diretoria, marcada para esta quarta-feira, 13, na sede da FCP, às 16 horas.

Nesta reunião, serão definidos os nomes do presidente, vice-presidente e secretário-geral, em um processo democrático que assegura à sociedade civil a indicação do presidente e do vice-presidente. Já o poder executivo indica o candidato a ocupar vaga de secretário geral.

Na solenidade de posse dos conselheiros, após entrega dos certificados, o prefeito Raul Filhofrisou a importância da inserção da cultura no Município, ao fazer referência ao sucesso das escolas de tempo integral com o desenvolvimento de atividades extracurriculares neste setor, como música, poesia e dança, entre outros. “Estimular a formação cultural da população e dos agentes culturais é de extrema importância”, destacou o prefeito.

A presidente da FCP Kátia Maia fez alusão à parceria com o CMC, que afirmou estar voltada para a democracia cultural. “Esperamos contribuir com a construção de espaços e instrumentos que favoreçam a livre expressão artística da população, o acesso aos bens culturais produzidos, preservando o acervo cultural do município, valorizando e respeitando a diversidade”, finalizou a presidente.

Cícero Belém acompanha o conselho desde 1999, e para esta gestão foi indicado pelo poder público. O conselheiro fala de suas expectativas para esta nova gestão do Conselho. “São as melhores possíveis, acho que a atual composição está boa, é bem representativa com pessoas de expressão na vida cultural da cidade. O Conselho tem um papel político muito importante no sentido de articular as políticas, estreitar as relações entre sociedade civil e poder executivo”, comentou.

Conselho Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Cultura foi criado em 1998 e teve sua estrutura totalmente reformulada através da Lei nº. 1.390 de 25 de outubro de 2005. Neste tempo de existência o CMC realizou várias ações como a criação da Fundação Cultural de Palmas, criação do Fundo Municipal de Cultura, que está em processo de implantação, adesão do Município ao Sistema Nacional de Cultura – SNC.

Como órgão de assessoramento da Prefeitura de Palmas, o CMC também foi responsável pela coordenação dos seminários de cultura realizados pelo município, coordenação do IV Fórum Municipal de Cultura, além de normatizar o uso dos espaços culturais do município, traçar Diretrizes do Plano Plurianual – PPA desde 2001 e orientar a formulação da macro-politica cultural do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fundação Cultural de Palmas

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Cícero Belém

Conselho de Cultura

Fundação Cultural de Palmas

Fundo Municipal de Cultura

Kátia Maia

Plano Plurianual

Raul Filho

Sistema Nacional de Cultura