Estado
Municípios são orientados para realização de Conferências de Segurança Alimentar e Assistência Social
Imagem da notícia

A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) em parceria com os conselhos estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e Assistência Social (Ceas) realizam durante toda esta terça-feira,26, o encontro estadual que irá preparar os conselheiros e gestores municipais para realização das conferências municipais de Segurança e Alimentar e Nutricional e da Assistência Social.

Segundo o secretário da Setas, Agimiro Costa, o encontro é fundamental para a implantação das políticas públicas do setor, uma vez que o envolvimento dos municípios garante a participação popular e o espaço democrático. Na ocasião, Agimiro lembrou que o Tocantins está em 2° lugar no ranking nacional de estados com o maior número de pessoas passando fome e completou: “mudar esse quadro é a prioridade deste governo, por isso apoiamos e incentivamos ações que venham fortalecer as políticas públicas do setor”.

A presidente do Ceas, Maria Helena Cariaga, lembrou os avanços do Suas – Sistema Único da Assistência Social, desde sua implantação e pontuou a importância de expandir essas conquistas para o âmbito municipal “Este é o momento máximo de nossa reflexão”, declarou a presidente. Em 2011, será realizada a VIII edição da Conferência de Assistência Social, que terá como tema “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. O prazo máximo para realização da etapa municipal da conferência é 7 de agosto de 2011.

O conselheiro do Consea, Iramar Cardoso, esteve presente no encontro representando o presidente, Paulo Rogério Gonçalves, e falou da importância da iniciativa para orientar os municípios, principalmente, na realização das conferências de Segurança Alimentar: “Pela primeira vez a Conferência de Segurança Alimentar será realiza em âmbito municipal, as edições anteriores tiveram apenas etapas regionais e estaduais”. Explicou o conselheiro. Segundo Iramar, o conselho preparou instrumentos para facilitar o trabalho dos municípios na realização da etapa municipal. Tratam-se de modelos dos documentos necessários, um manual com o “passo a passo”, e um material objetivo e claro contendo a metodologia das Conferências. A Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional está em sua 3ª edição e tem como tema, “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. O prazo máximo para realização da etapa municipal é 31 de julho.

O Encontro segue até ás 18h, desta terça-feira,26 e reúne conselheiros municipais e estaduais das áreas de Segurança Alimentar e da Assistência Social, gestores municipais de Assistência Social e a equipe técnica da Setas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Setas


Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Agimiro Costa

Assistência Social

Consea

Iramar Cardoso

Maria Helena Cariaga

Secretaria Estadual do Trabalho

Segurança Alimentar

SUAS