Campo
Variedades de frutas e flores tropicais são apresentadas ao produtor na Agrotins
Foto: Joatan Silva
Joatan Silva

Apresentar tecnologia para melhorar a produção frutífera no Tocantins. Este é um dos objetivos da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), na Agrotins 2011. Durante a feira os produtores estão conhecendo a metodologia no plantio de abacaxi, coco e as variedades de bananas tolerantes à sigatoka negra.

Segundo informações do coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo, no evento, além das demonstrações de plantio, os produtores estão conhecendo a produção integrada da cultura do abacaxi. “O Tocantins é o primeiro Estado no Brasil a desenvolver esse sistema de produção”, disse.

De acordo com o coordenador, o sistema integrado é desenvolvido de três formas: ecologicamente correta, viável e socialmente justa. Inicialmente, o processo começou com um produtor e atualmente já conta com 53. A cultura integrada é desenvolvida nas regiões de Miracema do Tocantins, Miranorte, Rio dos Bois, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Pedro Afonso e Barrolândia.

O coordenador disse, ainda, que o sistema elimina o principal entrave da produção de abacaxi, a fusariose. A produção integrada é desenvolvida pela Seagro, em parceria com a Embrapa, Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, SFA - Superintendência Federal da Agricultura, Universidade Federal do Tocantins, Ruraltins, Adapec, Coapa - Cooperativa de Pedro Afonso, OCB e Sescoop.

Flores tropicais

Na feira os produtores também estão conhecendo as potencialidades de produção de flores tropicais no Tocantins. “O Estado tem condições favoráveis e a produção não está conseguido atender a demanda. Nosso principal objetivo é organizar a cadeia produtiva, divulgando e aumentando o interesse do produtor pelo negócio”, disse José Américo.

De acordo com o presidente da Associação de Produtores de Flores Tropicais do Tocantins, Pereira Lima, existem três pólos de produção, um em Palmas, um em Araguaína e outro em Dianópolis. “Flores proporcionam bem estar, encantam e alegram o coração das pessoas”, afirma, informando também que as helicônias estão em 5º lugar, no ranking de exportação do Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Agrotins

Barrolândia

Fortaleza do Tabocão

Guaraí

José Américo

Miracema do Tocantins

Miranorte

Pedro Afonso

Rio dos Bois

Secretaria Estadual da Agricultura

Sigatoka Negra