Campo
Ex-zona tampão é reconhecida internacionalmente livre de febre aftosa com vacinação
Foto: Divulgação
Divulgação

A extinta Zona Tampão foi considerada pela OIE - Organização Mundial de Saúde Animal – livre de febre aftosa com vacinação. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 26, durante a 79ª Assembléia Geral de Delegados da OIE, em Paris. Isto significa o reconhecimento de um Sistema de Defesa Sanitária Animal consolidado.

A área já era considerada nacionalmente livre da doença desde o dia 28 de dezembro de 2010, mas faltava a garantia internacional. Com a decisão, aumenta a comercialização do rebanho e conseqüentemente gera preços competitivos. “Este era um momento muito aguardado pelo agronegócio do Tocantins, a partir de agora temos um só status sanitário livre de febre aftosa com vacinação”, declarou o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz.

“Esta é uma ótima notícia e importante para a valorização do nosso gado, que era negociado com “gambireiros”, mesmo sabendo que os animais eram saudáveis e cumprindo todas as determinações da Adapec”, declarou emocionado o criador de gado no município de Goiatins, José de Carvalho.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, mesmo com o reconhecimento nacional desta área feito no final do ano passado, o preço da arroba do boi quase dobrou em alguns municípios e a comercialização deu um salto. “Agora, esperamos mais crescimento econômico que irá beneficiar toda a cadeia produtiva”, revela lembrando que antigamente os animais tinham que passar por sorologia, custeada pelos produtores rurais, além da quarentena.

Rocha cita ainda que o reconhecimento internacional é resultado de 11 anos de trabalho, com intensificação da fiscalização de trânsito de animais nas barreiras fixas e volantes. Além disso, parcerias com o governo do Estado e o governo Federal, por meio da SFA – Superintendência Federal da Agricultura.

Além do Tocantins, a OIE também reconheceu internacionalmente livre de febre aftosa com vacinação as zonas de proteção da Bahia e Rondônia.

Zona Tampão

A Zona Tampão no Tocantins foi estabelecida em 2000 porque os municípios faziam fronteira com estados que têm satus sanitário inferior, a exemplo de Piauí e Maranhão.

Os municípios que compunham a área eram: Barra do ouro, Campos Lindos, Goiatins, Lizarda, Mateiros, Recursolândia e São Felix do Tocantins. De acordo com dados da campanha de vacinação contra a febre aftosa em maio de 2010, a região conta com um rebanho estimado em 133.603 cabeças de gado, distribuídas em 2.267 propriedades rurais das 2.771 cadastradas. A média de cobertura vacinal foi de 99,53% dos animais imunizados.

Fonte: Ascom Adapec

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Adapec

Alberto Mendes da Rocha

Febre Aftosa

Geraldino Ferreira Paz

Goiatins

Organização Mundial de Saúde Animal

Superintendência Federal da Agricultura

Zona Tampão