Estado
ATR conclui relatório de fiscalização e vai notificar Saneatins
Foto: Divulgação/ATR
Relatório detalha fiscalização que apontou irregularidades em todas as Estações de Tratamento de Esgoto da Capital, com danos ao meio ambiente | Divulgação/ATR
Relatório detalha fiscalização que apontou irregularidades em todas as Estações de Tratamento de Esgoto da Capital, com danos ao meio ambiente

Foi concluído nesta segunda-feira, 13, o relatório da ação de fiscalização no sistema de esgotamento sanitário de Palmas. A ação foi realizada em maio deste ano por técnicos da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e apontou irregularidades em todas as Estações de Tratamento de Esgoto da Capital. A ATR notificará a Companhia de Saneamento do Tocantins – Saneatins para que, dentro dos prazos legais, corrija as irregularidades encontradas.

Segundo o relatório, de um modo geral, os sistemas inspecionados das Estações de Tratamento de Esgoto de Palmas encontram-se dentro dos padrões estabelecidos. No entanto, o relatório apontou algumas irregularidades referentes à questão ambiental. “Considerando a função da ATR em assegurar a prestação adequada dos serviços públicos à população, nesta ação de fiscalização tivemos o cuidado de analisar a qualidade dos efluentes, que é o esgoto depois de receber o tratamento devido nas estações”, considerou a engenheira ambiental da ATR, Jordanna Lustosa. O documento revelou que o padrão de qualidade dos efluentes que são despejados nos mananciais de Palmas, como o Lago da Usina de Lajeado e os córregos Prata e Brejo Comprido, não está em conformidade com os parâmetros recomendados pelas resoluções CONAMA nº 357/05 e nº 430/11.“Encontramos a presença de substâncias como o Nitrogênio Amoniacal e o Fósforo Total com valores acima do permitido”,concluiu Jordanna, ressaltando que a presença dessas substâncias pode causar danos ao meio ambiente.

O relatório aponta outras irregularidades como falta de caixa de proteção de válvula de retenção e de pontos de diluição do esgoto com água, falta de limpeza das vias de acesso ao ponto de lançamento, falta de placas de sinalização e advertência e cerca de proteção danificada.

A equipe de técnicos da ATR, composta de Engenheiros Ambientais, Civis e uma técnica em Saneamento, inspecionou as quatro Estações de Tratamento de Esgoto da Saneatins em Palmas. Segundo informações da Concessionária, atualmente, 31.952 residências em Palmas estão conectadas à rede coletora de esgoto.

Fonte: Secom

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...