Geral
Condutor habilitado no Tocantins pode dirigir fora do país e aproveitar melhor suas viagens

Para o tocantinense que é habilitado como motorista e vai viajar ao exterior, ter a opção de dirigir veículo da mesma categoria no país de destino é possível, tornando muito mais prático o período de estadia fora do Brasil. Em 100 países dos cinco continentes é aceito circular com a Permissão Internacional para Dirigir (PID), documento que é emitido pelo Detran-TO no prazo de apenas 24 horas.

A PID pode ser requisitada na sede do Detran-TO, na quadra 401 Norte, em Palmas, nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)ou postos de atendimento do órgão.

Para ter acesso ao documento, é necessário apresentar cópia e original de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no Tocantins e válida pelo prazo mínimo de um ano; cópias do CPF, Identidade e comprovante de endereço no nome do interessado; e comprovante de pagamento da taxa referente ao serviço, no valor de R$ 90,00.

A PID não substitui a CNH no território brasileiro, segundo estabelece o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e tem validade igual a do documento nacional de habilitação.

Requisitos

O condutor que possui CNH emitida em outro estado brasileiro deve transferir seu cadastro para o Tocantins e requerer a emissão de nova habilitação antes de solicitar a PID.

Já quem possui a CNH em seu modelo antigo, sem foto, deve atualizar o documento antes requerer a permissão internacional. Em casos de CNH com prazo de vencimento expirado, é preciso renovar o documento anteriormente à emissão da PID. (Umbelina Costa)

Países onde é aceita a Permissão Internacional para Dirigir

Abaixo, lista dos 100 países onde é permitida a utilização da Permissão Internacional para Dirigir (PID). Para informações sobre regras relacionadas a países que não constam nesta lista, é recomendado ligar para o consulado do país de destino.

Continente africano – 19 países:

África do Sul, Angola, Argélia, Cabo-Verde, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Líbia, Marrocos, Mongólia, Namíbia, Níger, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tunísia e Zimbábue.

Continente americano – 22 países:

Argentina, Bahamas, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Haiti, Honduras, Guatemala, Guiana, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Continente asiático – 13 países:

Azerbaidjão, Barein, Cazaquistão, Coréia do Sul, Geórgia, Indonésia, Irã, Israel, Kuwait, Paquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Continente australiano – 02 países:

Austrália e Nova Zelândia.

Continente europeu – 37 países:

Áustria, Albânia, Alemanha, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bósnia Hervegovina, Bulgária, Cingapura, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Rússia, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Tcheca, Romênia, San Marino, Sérvia e Montenegro, Suíça e Ucrânia.

Fonte: Ascom Detran

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...