Estado
Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural aprova criação do Território do Nordeste do Tocantins
Foto: Joatan Silva
Joatan Silva

O território do Nordeste do Tocantins, após dois anos de discussões, teve sua criação aprovada pelo Cedrus - Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável, na manhã desta terça-feira, 26. Inicialmente fazem parte do Território os municípios: Pedro Afonso, Santa Maria, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Bom Jesus, Barra do Ouro, Palmeirante, Filadélfia, Babaçulândia e Wanderlândia.

Além dos conselheiros, representantes governamentais e da sociedade organizada, participaram da reunião ordinária os prefeitos e os integrantes da Comissão de Criação do Território. De acordo com o subsecretário dos Assentamentos e Pequenas Propriedades, da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Rodolfo Botelho, o território tem como conceito a área geográfica de atuação de um projeto político-institucional, que se constrói a partir da articulação de instituições em torno de objetivos e métodos de desenvolvimento comuns.

“Partindo-se deste entendimento político, desenvolvem-se projetos produtivos, sociais, culturais e ambientais, normalmente orientados ou liderados por um projeto dominante ou ideia-guia. Os municípios participantes trabalham em conjunto para promover o desenvolvimento sustentável, e ainda facilitam a captação de recursos, que inclusive são priorizados pelo Governo Federal”, ressaltou o subsecretário.

De acordo com a comissão de criação, os municípios foram delimitados através do PDRS - Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável. Atualmente a região possui mais de 100 mil habitantes e um índice de urbanização é de 66,12%. A maioria dos produtores está no grupo de área de até mil hectares, e estudos técnicos apontam como potencialidade as culturas da mandioca, produção leiteira, apicultura, fruticultura e piscicultura.

Segundo o presidente do Ruraltins, Olímpio Mascarenhas, a exemplo de outras regiões que criaram seus territórios o desenvolvimento econômico e social tem melhorados e já aponta crescimento do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. “O objetivo da criação do Território do Nordeste do Tocantins é melhorar a qualidade de vida do produtor rural”, completou.

MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário sugere que o território deve possuir, antes de tudo, um tecido social, com relações de bases históricas e políticas que vão além da análise econômica. À dimensão territorial do desenvolvimento somam-se as já estudadas dimensões temporais (ciclos econômicos) e setoriais (a exemplo dos complexos agroindustriais). A formação de um território deve responder a cinco pré-requisitos: 1) mobilizar os atores em torno de uma ideia-guia; 2) contar com o apoio desses atores, não apenas na execução, mas na própria elaboração do projeto; 3) definir um projeto orientado ao desenvolvimento das atividades de um território; 4) realizar o projeto em um tempo definido; e 5) criar uma entidade gerenciadora que expresse a unidade entre os protagonistas do pacto territorial.

Fonte: AscomSeagro

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Babaçulândia

Barra do Ouro

Bom Jesus

Campos Lindos

Centenário

Filadélfia

Goiatins

Itacajá

Itapiratins

Nordeste do Tocantins

Olímpio Mascarenhas

Palmeirante

Pedro Afonso

Ruraltins

Santa Maria

Wanderlândia