Estado
Agostinho de Oliveira assume Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Tocantins

Na quinta-feira, 4, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai empossar o seu novo representante no Estado. Agostinho de Oliveira Chaves assume o cargo de titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Tocantins. A posse será realizada no auditório do Incra, em Palmas, às 9 horas.

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário representa o Ministério nos Estados e no Distrito Federal, com a missão de supervisionar e gerenciar as ações de fortalecimento da agricultura familiar e a política de reforma agrária.

O MDA é responsável por coordenar e executar políticas públicas nas áreas de financiamento e proteção da produção agrícola, assistência técnica, comercialização da produção, reordenamento agrário e crédito fundiário, regularização fundiária e desenvolvimento territorial.

O novo Delegado do MDA tem como missão articular o desenvolvimento de programas nacionais no Tocantins, tais como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater), Crédito Fundiário (PNCF), de Produção e Uso do Biodiesel, Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), Territórios da Cidadania, entre outras ações.

No Tocantins, muitas destas políticas são executadas por meio de convênios ou parcerias com o Estado, por intermédio da Seagro, Ruraltins e Itertins, por entidades privadas de assessoria técnica, com associações ou cooperativas de agricultores familiares ou ainda pelo Incra.

A cerimônia de posse terá a presença do Coordenador Nacional das Delegacias Federais do MDA, Milton dos Santos Rezende, de representantes de órgãos públicos federais e estaduais, movimentos sociais e entidades da agricultura familiar.

Perfil

Agostinho de Oliveira Chaves tem formação técnica em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Araguatins e superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica do Tocantins. Foi Gerente de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Prefeitura de Palmas e atuou como extensionista rural e consultor em programas de apoio e assessoria técnica para agricultores familiares no Pará e no Tocantins por mais de dez anos.

O novo Delegado do MDA no Estado, Agostinho Chaves destaca que seu maior desafio à frente da representação do Ministério será o diálogo com os diversos órgãos do poder público e com os representantes dos agricultores familiares a fim de agregar esforços para viabilizar a implantação das ações de governo e políticas públicas, com o objetivo de desenvolver de forma sustentável o meio rural. (Ascom Incra)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...