Educação
Governo implanta ensino de tempo integral em mais cinco unidades escolares
Secretário Danilo Melo visita laboratório em Tocantinópolis
Secretário Danilo Melo visita laboratório em Tocantinópolis

Só esta semana, cerca de 1.500 estudantes da rede estadual, passam a ser beneficiados pela modalidade de ensino em Tempo Integral. As cerimônias de implantação acontecem na próxima quarta-feira, 18, em Porto Nacional, dia 19, em Pedro Afonso e Tupirama, e no sábado, 20, em Santa Maria.

Para oferecer o ensino de Tempo Integral, que tem como princípio básico a conciliação entre as atividades intelectuais, culturais e esportivas, as cinco unidades escolares foram adaptadas, tanto na estrutura física quanto na grade curricular. Além do conteúdo já previsto, agora os estudantes passam a ter também aulas de língua espanhola, informática, experiência matemática, iniciação musical, dança, xadrez, teatro e artes marciais.

Para os estudantes do Ensino Médio serão oferecidos ainda a complementação das disciplinas: Iniciação à Pesquisa; reforço à Química, Física e Biologia; e Produção Textual. A complementação tem como objetivo preparar os alunos para o acesso à universidade. Todos os estudantes das Escolas Estaduais de Tempo Integral permanecerão nas dependências do colégio durante 9 horas e meia de segunda a sexta-feira.

Inaugurações

Em Porto Nacional o evento acontece no dia 18, às 9 horas na Escola Estadual Dom Pedro II, onde são atendidos 325 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Às 11h, é a vez dos alunos da Escola Estadual Frei José Maria Audrim participarem da solenidade. O colégio tem 200 estudantes matriculados nas turmas de 1º ao 9º ano Ensino Fundamental.

Na sexta-feira, 19, serão inauguradas as Escolas Estaduais Comendador Pádua Fleury, em Pedro Afonso e Maria da Glória, em Tupirama. A primeira unidade atende 312 alunos do 6º ao 9º ano Ensino Fundamental e a segunda, 288 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em Pedro Afonso, haverá também o início das atividades dos Pioneiros Mirins, que após a reformulação passa a ser desenvolvido dentro das escolas estaduais.

No sábado, 20, a implantação do Ensino Integral acontece na Escola Estadual de Santa Maria, no município de Santa Maria. A unidade tem 370 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Até o final de agosto 10 unidades da rede estadual passam a ser Escolas de Tempo Integral, incluindo o Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, inaugurado no dia 10 deste mês em Tocantínia. Também serão inaugurados: o Colégio Estadual José Seabra Lemos, em Gurupi, no dia 23; a Escola Estadual São Francisco de Assis, em Axixá, no dia 25; na mesma data, a Escola Estadual Augustinópolis, do município de Augustinópolis; e no dia 30 a Escola Mestra Eva Nunes da Silva, em Natividade. (Ascom Seduc)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...