Educação
Trabalhadores em educação de todo o Estado param nesta terça

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins - SINTET realiza nesta terça, 16, uma paralisação de todos os trabalhadores em educação das redes municipais e estadual, em Palmas e nas dez regionais do Sintet, localizadas em Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Miracema do Tocantins, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaina, Tocantinopólis e Augustinópolis.

Os educadores se reunirão em frente à sede central localizada na Quadra 110 Norte, às 8h da manhã. Na ocasião serão realizadas várias ações como: Discussão sobre a implementação do Piso, discussão sobre os planos de carreira para as redes estadual e municipais, palestra sobre o PNE e outros informes gerais.

Está previsto para encerrar o ato em Palmas, uma carreata que partirá do Sintet, seguindo pela Avenida JK e com encerramento em frente ao Praça dos Girassóis - sentido leste. Em Colinas, a concentração será iniciada em frente à câmara municipal.

O principal objetivo da mobilização será cobrar a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional - PSPN em todo o Estado. Mesmo com a aprovação da Lei do Piso e com o reconhecimento da sua legalidade por parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal - STF, professores da rede estadual e das redes municipais ainda não recebem o valor estipulado em lei. Assim, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, bem como o Sintet orienta a todos os filiados que participem dessa luta pela implantação do Piso.

Com base no cálculo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, os trabalhadores entendem que o valor do piso é de R$ 1.597,87, defendido como vencimento inicial de carreira. A CNTE entende que o Ministério da Educação e Cultura - MEC e a Advocacia Geral da União – AGU extrapolaram os limites do art. 5º da Lei 11.738(que trata do reajuste anual do Piso) fixando o valor abaixo da referência legal(R$ 1.187,97), e espera que este ponto seja reparado o mais breve possível.

A CNTE também reivindicará o cumprimento integral da lei com 1/3 da jornada destinada para a hora atividade. O valor do Piso deve ser aplicado para as jornadas de trabalho que estão instituídas nos planos de carreira de estados e municípios. "A paralisação vai acentuar a luta pelo Piso. É dessa maneira que vamos conseguir fazer valer a Lei e os interesses de uma educação de qualidade no Plano Nacional de Educação - PNE. Isso porque, tudo que é possível para fazer postergar essa vitória, que não é só dos trabalhadores, mas da educação pública brasileira, vem sendo feito pelos gestores. Então isso causa um problema, um tensionamento desnecessário e só atrasa os passos iniciais para que a gente possa entrar no rumo de um país com educação pública de qualidade. Aliás, é deseducador do ponto de vista da cidadania, que os governos estejam promovendo e encontrando subterfúgios para descumprir a Lei que foi aprovada duas vezes", ressaltou o presidente da CNTE, Roberto Leão.

Leão também destacou o desrespeito à carreira dos professores em todo o país. "No que diz respeito à carreira podemos observar que se eles pagam o Piso para o professor de nível médio, eles dão uma diferença de 10, 20, 30 reais para o professor com formação de nível superior e isso descaracteriza a carreira. São artifícios para fazer economia às custas da educação. Então nós temos muito dinheiro da educação que vai para o lixo com desvio na merenda escolar, no transporte escolar e na construção. Todas as mazelas existem com o dinheiro da educação e isso precisa acabar para melhorar a gestão", finalizou. (Assessoria de Imprensa Sintet)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

110 Norte

Araguaina

Augustinópolis

Avenida JK

Colinas do Tocantins

Guaraí

Gurupi

Miracema do Tocantins

Paraíso do Tocantins

Piso Salarial

Porto Nacional

Praça dos Girassóis

Roberto Leão

Sintet

Tocantinópolis