Polí­tica
PM e parceiros discutem ações de combate às drogas no Tocantins
Imagem da notícia

Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social (Setas) reuniram-se na tarde desta terça-feira, 23, na sede do QCG – Quartel do Comando Geral, em Palmas, para tratar de assuntos ligados à Rede de Ações sobre Drogas no Tocantins. O objetivo do encontro foi o de criar mecanismos de combate e enfrentamento às drogas no Estado.

Inicialmente, ficou acertada durante o encontro a realização de ações conjuntas de combate às drogas, em três dos maiores municípios do Estado: Palmas, Araguaina e Gurupi, com previsão de expandir essas ações para os 139 municípios do Tocantins.

Nos meses de setembro e outubro serão realizadas conferências regionais sobre drogas nas cidades de Miracema, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Alvorada, Peixe, Araguatins, Ananás, Taguatinga, Novo Acordo e Colinas. Após esses encontros setorizados, haverá, no mês de dezembro, a I Conferência Estadual Sobre Drogas, em Palmas.

Com foco na transversalidade, a Conferência Estadual terá como tema central “Por uma política estadual sobre drogas”, quando serão debatidos quatro grandes eixos: Desafios para a efetivação dos direitos humanos à saúde: tratamento e reinserção social do dependente químico no Tocantins; Políticas públicas para a qualidade de vida e prevenção da dependência química; Gestão e participação social nas políticas públicas sobre drogas; e Redução da oferta e fortalecimento da rede de repressão.

Na ocasião, os representantes discutiram sobre a necessidade de se desenvolver ações nas escolas em finais de semana, com a participação das famílias, com atividades sociais e esportivas; bem como a revitalização de praças públicas, quadras esportivas e campos de várzeas como novos espaços para a prática social, interação e de lazer.

A intenção primordial, segundo os representantes da rede, é atuar na prevenção e no tratamento da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade, e o mapeamento das ações de cada parceiro será fundamental para a obtenção de resultados positivos. Uma nova reunião ficou agendada para o próximo dia 23 de setembro – também no QCG, às 8h30 – ocasião em que cada representante apresentará um mapeamento de suas atividades.

A diretora de Ações e Prevenção no Tratamento e Reinserção Social da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Marússia Rocha Medrado, diz que é importante que os parceiros tenham uma estratégia definida de trabalho no combate às drogas, e ressalta que a rede não tem um único dono, mas todos são responsáveis igualitariamente. O objetivo, segundo ela, é a construção de um banco de dados com toda a realidade no Estado, que auxilie os parceiros na formação de políticas públicas para enfrentar a realidade das drogas no Tocantins.

Representando o Comando Geral da PMTO, participaram da reunião o coronel Nogueira – comandante do CPI – Comando do Policiamento do Interior -, e o coronel Messias, do CPC – Comando do Policiamento da Capital. (Secom)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Araguaina

Gurupi

Palmas

Polícia Civil

Polícia Federal

Polícia Militar

Secretaria Estadual da Educação

Secretaria Estadual da Saúde

Secretaria Estadual do Trabalho