Cultura
Prefeita Teresa Martins é homenageada na 5ª Primavera dos Museus
Foto: Dornil sobrinho
Dornil sobrinho

A prefeita Teresa Martins (PDT) foi uma das 21 mulheres portuenses que estão sendo homenageadas na 5ª Primavera dos Museus. Outras onze mulheres in memorian também estarão sendo homenageadas. A abertura oficial da 5ª Primavera dos Museus ocorreu na noite de ontem, segunda-feira, dia 19, a partir das 19h30, no Pátio do Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional. Com o tema “Mulheres, Museus e Memórias” e sub-tema “Mulheres Portuenses, suas Memórias através do Museu”, várias personalidades femininas de Porto Nacional que colaboram e enriquecem o contexto histórico e cultural da cidade estiveram presentes para serem homenageadas. Dentre elas, a prefeita Teresa Martins que é a primeira mulher a assumir o cargo de Prefeita de Porto Nacional.

Na ocasião, Teresa Martins comentou estar feliz em fazer parte da história da cidade e estar em meio a mulheres que têm um trabalho relevante. A prefeita demonstrou grande empenho e determinação em deixar um marco positivo na história, como a primeira mulher administradora de Porto Nacional. Ela citou ainda que acabou de conseguir através dos senadores Vicentinho Alves (PR) e João Ribeiro (PR) mais duas creches para a comunidade portuense, com capacidade para mais de 200 crianças cada uma.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Lopes, a 5ª primavera dos Museus faz parte da agenda cultural do Instituto Brasileiro de Museus, o IBRAM. Ele afirma que “o evento representa um momento de divulgação do trabalho do museu de Porto Nacional, pois ainda existe muita gente que não conhece o trabalho do museu em nossa cidade”. Jeferson explica ainda que neste ano o IBRAM selecionou mulheres de Porto Nacional, por terem batalhado e lutado para contribuir positivamente com o município, em diversas áreas - Educação, Saúde, Direito, Cultura, dentre outras. “São mulheres que trazem resultados importantes para a sociedade portuense”, ressalta. Ele complementa que durante toda a semana o museu terá atividades durante o dia com visitação das escolas, oficinas, dentre outras.

A professora Creuza Ayres que é uma das homenageadas disse sentir-se agraciada por ser lembrada, agradecendo a Deus por ter trabalhado com honestidade, respeito e amor. Ela diz ainda que o mais importante em suas reflexões “é saber que realizou as atividades que lhe competiam, sendo lembrada para ladear as mulheres importantes de Porto Nacional” finalizou. (Ascom Prefeitura de Porto Nacional)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...