Polí­tica
Sem cargos no governo, DEM pretende reconquistar espaço perdido com criação do PSD

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira, 26, na sede do Democratas, em Palmas, os líderes do partido, deputada federal Dorinha Seabra e o deputado estadual Osires Damaso – presidente regional da legenda, comentaram sobre a atual situação do DEM no governo de Siqueira Campos (PSDB) e as eleições do ano que vem.

Depois da debandada democrata depois da criação do PSD, o DEM perdeu muitos nomes dentro do cenário político do Estado. Entre eles estavam membros do primeiro e do segundo escalão do governo e o vice-governador João Oliveira. Com isso, segundo Damaso, o Democratas deixou de participar diretamente das articulações do governo. “Hoje o Democratas não tem nenhum cargo no governo”, disse.

A iniciativa, segundo ele, é buscar o entendimento junto a Siqueira Campos, para que, já no ano que vem, o DEM possa participar com maior efetividade da gestão de Siqueira. “Nós queremos que o governo escute e aceite as políticas públicas do Democratas. Como caso mais específico, o deputado ainda comentou sobre a Secretaria Estadual da Educação – pasta que foi ocupada por quase 10 anos pela deputada Dorinha Seabra. “Mesmo com um secretário aplaudido por muitos, a educação no estado passa por muitas dificuldades. O governo poderia inserir mais as políticas propostas pela professora Dorinha”, disse.

A intenção, segundo Damaso, é que o DEM reconquiste seu espaço dentro do governo já no ano que vem. “Nós fazemos parte do apoio ao governador e pretendemos permanecer dessa forma, se Deus quiser, até o final do mandato”. O DEM não conta com a possibilidade, no entanto de deixar esse apoio, mesmo com espaço reduzido no governo.

Eleições 2012

Sobre as eleições municipais do ano que vem, Damaso frisou que o DEM já está se organizando e que pretende lançar o maior número de candidatos a prefeito, quanto for possível. Nas cidades que não tivermos condições de vencer, vamos ver a possibilidade de apoiar algum da base do governador”, disse.

Em palmas, o partido ainda não possui um candidato. A definição, segundo o presidente regional da sigla, deve ser tomada até março do ano que vem. Contudo uma corrente forte por parte da gestão estadual do DEM conta com o nome da deputada para ocupar o cargo de candidata a prefeita da capital. “A professora Dorinha tem uma resistência quanto a isso. Mas minha indicação é do nome dela”, disse.

Já a deputada frisou que uma candidatura dela ainda precisa ser aprovada pelo partido. “Uma candidatura não pode partir de uma única pessoa. Tem que ser um consenso do grupo”, disse.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Democratas

Dorinha Seabra Rezende

Eleições 2012

Osires Damaso

Prefeitura de Palmas

Siqueira Campos