Polí­tica
Suplente da base de Siqueira reivindica vaga e pode impedir articulação da oposição na Assembleia

Enquanto a articulação para que o peemedebista Ricardo Ayres permaneça na Assembleia Legislativa é dada como certa nos bastidores o primeiro-suplente da coligação formada pelo PMDB, PP, PPS, PDT e PSB, vereador Jorge Frederico de Araguaina já se prepara para um embate na justiça. Mesmo com estadia temporária na AL, Ayres foi escolhido pelo grupo como líder do PMDB na Casa.

A Assembleia informou que Ayres foi declarado primeiro-suplente porque o vereador foi convocado para assumir o cargo e não teria comparecido. “Nunca me notificaram sobre isso”, argumentou em entrevista ao Conexão Tocantins nesta terça-feira, 1º.O vereador salientou que quando foi convocado pela primeira vez encaminhou ofício em tempo hábil informando que não assumiria.

O advogado Juvenal Klayber fará a defesa do vereador na reivindicação pela primeira suplência da vaga da coligação. Jorge Frederico deixou o PMDB e foi para o PSD no mês de outubro. “O PSD me Sá mais liberdade, eu sou muito ligado à senadora e ao vice-governador”, argumentou.

O cogitado nos bastidores com relação à vaga na suplência é que a deputada Josi Nunes (PMDB) deve assumir ainda na quinta-feira, 3, a secretaria de Assuntos Institucionais na gestão do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Assim como o Conexão Tocantins adiantou desde a semana passada, a movimentação da oposição tem como objetivo permitir a permanência de Ayres na Casa de Leis.

Jorge Frederico conta ainda que se o afastamento de Josi Nunes se concretizar ele está preparado para assumir a vaga sendo assim a oposição perderia uma cadeira já que o vereador é da base de sustentação do governo. “Eu sou da base do governador Siqueira Campos, já me organizei e estou preparado para assumir a vaga”, disse.

O deputado Manoel Queiroz (PPS) se licenciou por 120 dias para tratamento médico e retorna às atividades legislativas na sexta-feira, 4. Ayres já fez na semana passada discurso de despedida na Assembleia mas foi na sexta-feira, 28, que a articulação foi fechada na residência do prefeito Raul Filho com presença do deputado federal César Halum (PPS), de Ayres e do presidente do PMDB, Júnior Coimbra.

Sem comentários

A posse de Josi na nova secretaria que deve ser criada por Raul Filho está pré-agendada para quinta-feira. A deputada não comentou o assunto ainda pois segundo sua assessoria está em viagem em razão do feriado. Já Ricardo Ayres também não atende as ligações para comentar o assunto.

Base

O líder do prefeito na Câmara, Milton Neris (PR) chegou a comentar ao Conexão Tocantins que o ingresso da parlamentar como secretária da prefeitura vai agregar na administração e permitir maior integração da administração com os poderes.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Assembleia Legislativa

César Halum

Jorge Frederico

Josi Nunes

Júnior Coimbra

Juvenal Klayber

Raul Filho

Ricardo Ayres