Campo
Começa colheita da soja precoce na região de Pedro Afonso
Foto: Fred Alves
Fred Alves

A colheita das lavouras mais precoces de soja já começou na região de Pedro Afonso. Nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, começaram a chegar ao armazém da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (TO) (Coapa), os primeiros caminhões carregados com a oleaginosa.

Na Fazenda Brejinho, da família do agricultor João Damasceno de Sá Filho, foi plantada uma área de 1.130 hectares em outubro do ano passado. A colheita está prevista para terminar no começo de abril, em uma área semeada recentemente. Os grãos são enviados para o armazém da Coapa após passarem por uma pré-limpeza na própria propriedade.

Moacir Catabriga plantou uma área de 550 hectares e deve colher no início do próximo mês de março. “A boa distribuição das chuvas e pouco ocorrência de pragas vai garantir uma boa produtividade”, disse com otimismo o sojicultor.

Na safra 2011/2012, 44 agricultores associados a Coapa plantaram uma área de 20.321 hectares de soja em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema do Tocantins e Rio dos Bois. Foram plantadas 13 variedades do grão, sendo quatro do tipo precoce, seis do ciclo médio e três do tipo tardia. O plantio começou na segunda Foram gerados cerca de 280 empregos diretos.

A gerente da Unidade Agroveterinária da Coapa, Érica Lima Brito, explicou que graças a tecnologia utilizada e as condições climáticas ideais a meta é atingir uma produção de 55 sacas de soja por hectare, quatro a mais do que na última safra. Conforme a engenheira agrônoma, a equipe técnica realizou 65 visitas de acompanhamento em fazendas produtoras de soja nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins e Itacajá. Os sojicultores receberam orientações sobre manejo correto da lavoura, tratos culturais (aplicação de fungicidas, herbicidas e adubos foliares), identificação de possíveis pragas e doenças, entre outras dicas importantes.

Manutenção

No armazém da Coapa, considerado o maior do Estado, foi feita uma grande manutenção nas instalações para receber a safra. Entre os trabalhos constam: limpeza geral e reparos em cercas; substituição de peças nas moegas e secadores; pintura das instalações (silos, escritório da administração, depósito e cercas); reparos nas instalações hidráulica e elétrica; substituição de partes da estrutura metálica do teto e laterais; impermeabilização nas partes inferiores dos dez silos; correções no piso para evitar infiltrações e melhorias no sistema de termometria. (Assessoria de Imprensa)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Bom Jesus do Tocantins

Centenário

Fazenda Brejinho

Itacajá

João Damasceno de Sá Filho

Miracema do Tocantins

Moacir Catabriga

Pedro Afonso

Érica Lima Brito

Rio dos Bois

Tupirama

Unidade Agroveterinária