Campo
Conferência Estadual de ATER discute políticas públicas para agricultura familiar
Foto: Joatan Silva
Joatan Silva

Técnicos do Governo, empresas de extensão rural, representantes de instituições da sociedade civil organizada e produtores rurais estão participando da 1ª Conferência Estadual de ATER – Assistência Técnica de Extensão Rural. O evento, que iniciou na manhã desta quarta-feira, 29, segue até amanhã 1° de março, no auditório do IFTO - Instituto Federal do Tocantins, em Palmas.

A Conferência tem o objetivo de qualificar agentes técnicos e construir políticas para o Plano Nacional de ATER e está sendo promovida pelo MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

Durante a abertura oficial do evento, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, parabenizou o MDA pela iniciativa da realização da Conferência, e destacou a importância de que as discussões no evento sejam focadas nos interesses dos agricultores de forma coletiva, para que as ideias sejam construídas e tenham repercussão em todo o Brasil. “Não há como aumentar a produção de alimentos sem fortalecermos a assistência técnica para a agricultura familiar, que representa 80% das propriedades do Tocantins”, disse.

Ao destacar a importância do setor, Padua lembrou que o governador Siqueira Campos criou a Subsecretaria dos Assentamentos e das Pequenas Propriedades dentro da estrutura da Seagro, para atuar de forma mais incisiva no desenvolvimento da agricultura familiar e citou o apoio e os convênios firmados com outras instituições públicas para beneficiar o setor, como a parceria entre o Governo Estadual e o Incra para recuperação das estradas e vias de acesso aos assentamentos. “O Governo do Estado não consegue atender todos os pequenos produtores com assistência técnica. É necessário que haja efetiva participação da iniciativa privada. É preciso propor nessa conferência a reativação de contratos e convênios com a iniciativa privada para prestar o serviço”, sugeriu o secretário executivo.

O delegado do MDA no Tocantins, Agostinho Chaves, disse que é importante a participação dos órgãos públicos e da sociedade civil organizada no evento para que possam construir propostas de melhoria para a prestação de serviço de qualidade no sistema. “Vamos discutir e encontrar ferramentas de inserção de tecnologias que contribuam para a implantação de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar”, assegurou o delegado.

Para o técnico do Ruraltins, Andre Verzola Neto, o evento é fundamental para a ampliação de conhecimentos dos profissionais que estão atuando diretamente com os agricultores familiares. “É uma oportunidade de conhecermos outros tópicos, outros eixos e construirmos propostas que atendam as necessidades do setor”, afirmou.

Meta

De acordo com o Ruraltins, a meta do órgão, este ano é atender 21 mil agricultores familiares em todo o Tocantins, prestando serviços de assistência técnica.(Ascom/Seagro)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Agostinho Chaves

Andre Verzola Neto

Extensão Rural

Instituto Federal do Tocantins

Ministério de Desenvolvimento Agrário

Ruiter Pádua

Ruraltins

Secretaria Estadual da Agricultura