Meio Ambiente
Projeto Taquaruçu entra em fase de diagnóstico ambiental
Imagem da notícia

Por meio de visitas de campo e análise de solos numa área aproximada de 40 mil hectares, pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) e do Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC), juntamente com técnicos da Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental Sustentável iniciaram a primeira etapa do Projeto Taquaruçu, que é o diagnóstico ambiental da bacia dos córregos Taquaruçu e Taquaruçu Grande, no distrito de mesmo nome, em Palmas.

O projeto Taquaruçu é desenvolvido pela Saneatins, em parceria com um grupo técnico multidisciplinar composto pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Semades), pela Prefeitura de Palmas, contando com o apoio científico da Fundação Grupo Boticário, TNC, Agência Nacional da Água (ANA), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e associações de chacareiros do entorno daqueles dois córregos.

Os objetivos do projeto são restaurar e conservar a bacia hidrográfica garantindo, entre outros, o serviço ambiental de fornecimento de água para abastecimento humano. Também conhecido como “produtor de água”, após o início do projeto os proprietários receberão pagamento financeiro por preservar os mananciais responsáveis pelo abastecimento de grande parte da capital.

De acordo com o pesquisador e representante da TNC, Albano Araújo, durante o diagnóstico, diversos mapas estão sendo elaborados a fim de se identificar as características fisográficas da região e também as áreas que deverão ser conservadas e reflorestadas para se adequar ao projeto. “A partir desta etapa poderemos calcular quanto cada produtor vai receber e quais as ações que ele precisa tomar para fazer parte do projeto”, argumentou. Ainda de acordo com o pesquisador, atualmente no Brasil existem 16 projetos semelhantes ao que está sendo realizado no distrito de Taquaruçu.

Saiba Mais

O projeto tem o objetivo de promover o manejo sustentável da sub-bacia do ribeirão Taquaruçu Grande, em conjunto com proprietários rurais com práticas de conservação e recuperação ambiental. O diagnóstico ambiental está orçado em aproximadamente R$ 1 milhão e permitirá elaborar um plano de revitalização da bacia, principal manancial de captação de água da capital. A primeira fase do projeto consiste na elaboração de mapas temáticos, monitoramento e análise da quantidade e qualidade das águas, para definir as diretrizes para o projeto de recuperação, sob a responsabilidade da TNC, que possui experiência para desenvolver esta atividade.

Também é objetivo do projeto o pagamento dos serviços ambientais (ativos ambientais) para as comunidades locais participantes.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Agência Nacional da Água

Agência Tocantinense de Saneamento

Albano Araújo

Fundação Grupo Boticário

Prefeitura de Palmas

Saneatins

Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Taquaruçu

Taquaruçu Grande

Universidade de Brasília