Meio Ambiente
Curso de geoprocessamento capacita técnicos para projetos do governo
Imagem da notícia

Cerca de 30 técnicos do Governo do Estado participam do curso de ‘Introdução ao Geoprocessamento e ferramentas de SIG – Sistema de Informação Geográfica’, que acontece no IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de 26 a 30 de março e de 2 a 5 de abril. O curso tem carga horária de 120 horas/aula, sendo 40 horas presenciais e 80 horas na modalidade à distância, ministradas pelo professor da UFT – Universidade Federal do Tocantins e doutor em Engenharia Agrícola e Ambiental, Felipe Marques.

O curso é mais uma etapa do projeto “Rede de Treinadores e Decisores de Gestão de Recursos Hídricos do Tocantins”, de iniciativa da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e ANA – Agência Nacional de Águas.

De acordo com o diretor de Políticas e Instrumento de Gestão Ambiental da Semades, Rubens Brito, o domínio das ferramentas de geoprocessamento e do SIG será útil no desenvolvimento de projetos do Governo do Estado, como o CAR – Cadastro Ambiental Rural do Tocantins, e na melhoria dos procedimentos de gestão de recursos hídricos como, por exemplo, a emissão de outorga de água e os estudos de disponibilidade hídrica.

O curso também vai capacitar os técnicos no uso e tratamento de imagens de satélite ajudando, segundo Rubens Brito, a avaliar o comportamento ambiental de uma determinada região. “Os técnicos capacitados vão aprender a interpretar imagens de satélite para definir indicadores de pressão sobre o meio ambiente e, a partir daí, analisar as soluções tecnológicas mais adequadas a região”, explicou.

Além de técnicos da Semades, participam do curso técnicos do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Itertins – Instituto de Terras do Tocantins, Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Seplan – Secretaria do Planejamento e Modernização da Administração Pública, do IFTO e da Prefeitura Municipal de Palmas. (Ascom Semades)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Agência Nacional de Águas

Felipe Marques

Geoprocessamento

Governo do Tocantins

Instituto Federal de Educação

Naturatins

Rubens Brito