Estado
Presidente da ATM ressalta importância do Tocantins Sem Fome para os municípios

Mais de 51.750 famílias dos municípios do Tocantins serão inseridas no Programa Tocantins Sem Fome do governo do Estado por meio da Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social. O programa foi lançado na tarde desta terça-feira, 24, no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença de dezenas de prefeitos e do governador Siqueira Campos (PSDB).

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (PR) assinou o Termo de Compromisso oficializando a parceria nas ações de combate à fome com os 139 municípios. Além de Silvino e do governador assinaram também o termo o presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Moreira (PSDB), o secretário de Trabalho e Ação Social, Agimiro Costa e o titular da Secretaria da Fazenda, Jamil Fernandes.

Em sua fala representando todos os gestores presentes Silvino ressaltou as dificuldades dos municípios menores em atender a assistência básica dos municípios. “São inúmeras vezes que recebemos pessoas em nossas casas pedindo ajuda para alimentação e somos impossibilitados de atender pela escassez de recursos”, disse.

Silvino pontuou ainda que a União fica com a maioria absoluta dos recursos , repassa uma pequena parte para os estados e quase nada para os municípios o que inviabiliza que as cidades desenvolvam programas de assistência social. “Este programa traz a certeza de que a desigualdade social nos municípios será diminuída. Esta ação vai melhorar a qualidade de vida das famílias e das crianças que terão ainda maiores condições de aproveitamento escolar”, frisou.

O secretário Agimiro salientou que o Programa é desenvolvido em parceria com várias pastas como a Educação, Justiça e Direitos Humanos, Agricultura e outros órgãos. As famílias beneficiárias, entre elas indígenas e quilombolas, devem participar de programas da Setas e as crianças devem freqüentar a escola. “É um programa que traz acima de tudo dignidade äs famílias”, disse o secretário.

Uma força tarefa vai entregar os cartões nos 139 municípios. A indígena Jacira Xerente de Tocantínia recebeu das mãos do governador o cartão do programa assim como a quilombola Lucenilde Araújo da comunidade Malhadinha do município de Brejinho de Nazaré. A moradora de Palmas Filomena Oliveira recebeu o cartão das mãos do diretor financeiro da ATM e prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino.

Prefeitos de todas as regiões do Estado prestigiaram o evento como os gestores de Natividade, Babaçuländia, Miranorte, Araguaina, Tocantinópolis, Brejinho de Nazaré, Formoso do Araguaia, Barra do Ouro, Lajeado, Paraíso do Tocantins dentre outros municípios.

As famílias receberão o valor de R$ 50,00 para compra de alimentos in natura, sendo proibida a aquisição de bebida alcoólica, produtos à base de tabaco e cosméticos através da transferência de crédito alimentar no Cartão Tocantins Sem Fome. A intenção do programa, que foi instituído pela Lei nº 2.526 de 23 de novembro de 2011, é combater a fome promovendo segurança alimentar e nutricional. (Ascom ATM)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...