Cultura
Musical jovem será apresentado nas escolas de Palmas e Gurupi
Foto: Zilma Guzman
Zilma Guzman

Um musical em que o enredo se passa em uma escola tradicionalfictícia onde as metas, números e posição no ranking da qualidade do ensino são colocadas antes da preparação dos estudantes sem a preocupação em incentivar a participação dos alunos, para que estes aprendem e multipliquem seus conhecimentos e se formem de forma gradual e completa será apresentado a partir de segunda-feira (21) nas escolas da região sul de Palmas e em junho em Gurupi nas escolas Centro de Ensino Médio, entre estas: CEM Santa Rita de Cássia, CEM de Taquaralto e Escola Vale do Sol, depois segue para centro e região norte, respectivamente.

Como meio de criticar um sistema educacional que oprime e cobra dos educandos metas e não valores sem perceber o que o aluno tem a ensinar e desenvolver seu aprendizado por meioda arte, a peça mostra a historia de seis jovens artistas que buscam mudar essa realidade por meio da musica, teatro e dança.

Com o projeto apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins por meio dos editais de Apoio a Gravação de CD, e Circulação de Espetáculos Teatrais, e ainda Banco da Amazônia via edital de patrocínio a produção de arte, a Cia. Jovins e Tals realiza a partir da semana que vem uma verdadeira maratona de apresentações nas escolas da rede publica de ensino e de acordo com o diretor da Cia. Thomas Batista, a peça irá beneficiar várias escolas da rede estadual de ensino onde os alunos terão a oportunidade de assistir gratuitamente o trabalho feito pelo grupo dePalmas que há mais de dois anos vem ensaiando a peça. O trabalho irá ainda percorrer as cidades de: Miracema do Tocantins, Miranorte, Cristalândia e Brejinho de Nazaré nomêsde junho.

O grupo que éformado por Aramys Rocha, Ana Caroline Alves, Renata Alves, Karol Peixoto, Paulo Junior e Jairo Alves e surgiu no ano de 2010 com o apoio do Banco da Amazônia por meio do edital de incentivo a culturaquepermitiu a seleção de jovens talentos para a gravação do 1º CD de musicasinéditas.

A peça“Jovins e Tals”nasce em um contexto que leva a discussão a cerca da vida dos jovens tanto no ambiente escolar, familiar e no convívio social. Na peça sonhos são encenados de forma que o publico se encontre em situações vividas pelos atores que compuseram todas asdez canções inéditas que são cantadas ao vivo.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Aramys Rocha

Banco da Amazônia

Brejinho de Nazaré

CEM de Taquaralto

CEM Santa Rita de Cássia

Cristalândia

Escola Vale do Sol

Miracema do Tocantins

Miranorte

Renata Alves

Secretaria Estadual de Cultura