Educação
Docentes da UFT deflagram greve por tempo indeterminado
Imagem da notícia

Docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) deflagraram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (25), por 141 professores que deliberaram por greve imediata nos sete campi da UFT, referendando as decisões das assembleias locais. Convocada pela Seção Sindical dos Docentes da UFT (SESDUFT-SS) a assembleia ainda contou com a participação de servidores técnico-administrativos e discentes.

O movimento de reivindicação por melhorias da carreira docente da UFT une-se as 44 universidades que já estão com suas atividades paralisadas desde o dia 17. A greve é uma das maiores já realizada pelos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Na próxima segunda-feira (28) as universidades federais de Santa Maria (RS) e Grande Dourados (MT), além do campus de Jataí, em Goiás, irão aderir à greve, totalizando 47 IFES e 52 Seções Sindicais envolvidas com o objetivo de lutar pelos interesses dos docentes.

Luta

A pauta dos docentes das IFES tem como principais reivindicações o imediato cumprimento da restruturação da carreira docente, a valorização e melhoria das condições de trabalho docente nas Universidades. A greve também se justifica pelo falta de compromisso do governo no processo de negociação que se arrasta desde 2010.

A greve na UFT obteve apoio das entidades estudantis, representadas pelo Diretório Central dos Estudantes da UFT (DCE/UFT), Centros Acadêmicos de Engenharia de Alimentos e Direito, e Diretório Acadêmico do campus de Porto Nacional, que se manifestaram através de fala e nota.

Comando Geral de Greve

Imediatamente após a deflagração da greve, foi formado o Comando Geral de Greve da UFT (CGG/UFT), composto pelos professores, Fábio Henrique Duarte (campus de Palmas), Neila Nunes de Souza (campus de Porto Nacional), Renato da Silva Vieira (campus de Gurupi), Douglas Silva Fonseca (campus de Araguaina).

Os campi de Arraias e Tocantinópolis deliberarão posteriormente seus representantes. O CGG/UFT foi recebido pelo Reitor Alan Barbiero e protocolou o Comunicado de Greve que explica como se deu a deflagração. (Assessoria de Imprensa SESDUFT-SS)


Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...