Com o objetivo de aproximar os reedeucandos da literatura foi inaugurada, no mês de março, a Biblioteca Volante da UTPBG - Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, localizada no município de Araguaina/TO. Uma vez por semana, a biblioteca volante é conduzida entre os pavilhões do presídio emprestando e recolhendo livros aos 263 reeducandos atualmente recolhidos na unidade.
O projeto visa favorecer momentos de descontração aos recuperandos e propiciar o desenvolvimento da oralidade e da escrita, da leitura e da análise, oferecendo um momento lúdico em que as tensões cotidianas são substituídas pela oportunidade de observar a vida dos mais diversos ângulos, fundamentalmente os positivos, permitindo a conquista da autoestima e valorização, além de facilitar a reinserção na sociedade.
Segundo o chefe da Unidade, Wanderlan Rufino de França, os reeducandos estão bastante entusiasmados. “Com esse projeto, os reeducandos ocupam o tempo ocioso e ficam mais tranquilos. O fomento à leitura auxilia no processo de ressocialização”, destacou França.
A Biblioteca Volante possui cerca de três mil exemplares.
Doação de livros
A UTPBG está recebendo doações de livros. A intenção é criar um acervo e deixar à disposição dos reeducandos. Algumas obras literárias já foram doadas e entregues à unidade penal.