Estado
Sindicatos e Governo fecham acordo sobre o PCCR
Imagem da notícia

Foi assinada na manhã desta segunda-feira, 15, a aprovação dos textos e das tabelas dos novos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores do Quadro Geral e Profissionais da Saúde do Tocantins. O acordo foi fechado durante reunião na Secretaria de Estado da Administração (Secad), entre os sindicatos que representam os servidores públicos e o secretário da pasta, Lúcio Mascarenhas. 

Além da Secad, assinaram a Ata, representantes das seguintes entidades classistas: Sindicato dos Servidores Públicos no Tocantins (SISEPE-TO), Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (SINDIFATO), Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Tocantins (SEET), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO) e Sindicato dos Médicos do Tocantins (SIMED).

Conforme a Ata, logo que as leis forem sancionadas, serão instituídas as novas Comissões de Gestão, Enquadramento e Evolução Funcional.

Sisepe

Para o Sisepe, a aprovação representa o fim de uma luta que se arrasta desde 2008. “Foi uma negociação desgastante com inúmeras reuniões com o Governo e a realização de várias Assembleias Gerais com os servidores, para discutir as alterações do PCCR. É bom lembrar que o Sindicato tem lutado pela garantia de todos os direitos já previstos em lei e pela ampliação de novos. No entanto, foi o máximo que conseguimos avançar”, avaliou o presidente, Cleiton Pinheiro.

Com relação aos servidores que estão sem progredir por falta de tabela financeira, está acordado também que, assim que for sancionada a nova lei serão concedidas as progressões com os seus respectivos períodos e incluídos os valores retroativos na folha de pagamento do mês de janeiro de 2013, nos mesmos moldes das concessões realizadas aos demais servidores. 

Alterações

Cleiton Pinheiro esclareceu ainda que a tabela financeira constitui uma das principais alterações do PCCR. “O Governo ampliará a atual tabela com a criação das letras K e L, com 5%, na horizontal, e o padrão V com 14%, na vertical”, explicou. Outra alteração é a criação de três novas tabelas com 12 letras, na horizontal, com 5%, e 17 padrões, na vertical, com 11%. “Quando o servidor do Quadro Geral chegar ao final da tabela atual, será enquadrado na nova tabela financeira. Sendo que, nenhum servidor terá mais problema com as progressões por falta de referências ou padrão”, enfatizou o presidente do Sisepe. (Assessoria de Imprensa Sisepe)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Cleiton Pinheiro

Lúcio Mascarenhas

PCCR

Secretaria Estadual da Administração

Seet

Sicideto

Simed

Sindifato

Sintras

Sisepe