Meio Ambiente
CCZ e Semasp levam campanha Ciddae Mais Limpa para as Arnos
Foto: Marcos Vinicius
Marcos Vinicius

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) levam a campanha "Cidade Mais Limpa" à região Norte da Capital, nesta quinta-feira, 25 de outubro, a partir das 8 horas, na Quadra 603 Norte. O objetivo da ação conjunta é incentivar a colaboração da comunidade através do acondicionamento correto do lixo e limpeza urbana da capital.

Com a parceria entre Semus e Semasp, os agentes de combate a endemias se tornam multiplicadores da campanha, levando ao morador informações importantes sobre como evitar o acúmulo  e realizar o acondicionamento correto de lixo. Os agentes informarão à comunidade ainda sobre as datas e horários da coleta de lixo, assim como os pontos mais próximos de coleta de resíduos recicláveis.

Para o secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, o intuito principal "é levar à população o conhecimento necessário do risco à saude pública que o acondicionamento incorreto de materiais orgânicos e recicláveis produz", explica.  Segundo os relatórios do CCZ apontam que a maioria nas vistorias de combate à dengue na região Norte da cidade predominam os criadouros de mosquito da dengue que surgem por causa do lixo mal acondicionado, especialmente, durante o período de chuvas.

Dengue

A integração entre as forças entre as duas pastas inicia os trabalhos pela região Norte da cidade e será estendida às demais regiões como estratégia de parceria intersetorial de combate à dengue no período chuvoso. Segundo o supervisor geral de endemias, José Benedito de Oliveira, a região Norte da Capital foi escolhida para iniciar a ação por ser a região com histórico de alto de índices de casos notificados de dengue causados pela grande quantidade de lixo mal acondicionado e exposto a céu aberto.

Sobre a parceria, a diretora de Meio Ambiente da Semasp, Sandra Sonoda, explica que os agentes do CCZ  serão parceiros importantes na Campanha, pois depois de realizarem vistorias periódicas em áreas críticas e orientar os moradores, a comunicação dessas áreas será feita aos agentes de fiscalização da Semasp. A partir daí, explica Sandra, os fiscais procederão à notificação dos responsáveis, que, em caso de recusa à solução do problema constatado, poderão sofrer as penalizações previstas na legislação de crime ambiental brasileira.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

603 Norte

Centro de Controle de Zoonoses

José Benedito de Oliveira

Samuel Bonilha

Sandra Sonoda

Secretaria Municipal da Saúde de Palmas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente