Estado
Agentes Comunitários de Saúde realizam manifestação

Após serem relatadas diversas reivindicações ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (SISEMP), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) decidiram realizar, nesta quinta-feira, dia 08 de novembro, uma manifestação na frente do Ministério de Saúde, em Palmas.

Dentre as principais reivindicações da categoria estão: a quantidade de agentes de saúde (defasagem de aproximadamente 200 ACS); a negativa de um servidor substituto durante o período de férias, possibilitando aos agentes o exercício de suas atividades fora do seu horário de trabalho e sem o pagamento de horas extras; número excessivo de habitantes para cada servidor e ausência de material adequado para o trabalho.

Justificativa da Semus

A resposta dada pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) não agradou à categoria que anseia por melhorias. Segundo o Sisemp e de acordo com o secretário da pasta da Saúde, Samuel Bonilha, por causa do processo eleitoral, não houve tempo suficiente para a realização de concurso público.

Além disso, Bonilha admitiu, segundo o sindicato, que, de fato, há áreas descobertas ocasionadas por exoneração (a pedido de servidores); licenças médicas; desvio de função por motivo de doença e crescimento populacional.

O secretário confirmou ainda a ausência do cartão família e da ficha A, porém garantiu que está em fase de execução. Sobre as obrigações relativas ao período de férias, a Semus declarou que, mediante uma determinação do Governo Federal, a produção (mês de competência) vai de 20 a 19 de cada mês.

A Secretaria negou a obrigatoriedade de que os ACS desenvolvam suas funções no turno da noite e/ou nos finais de semana. Segundo o órgão, esta prática seria uma opção do profissional ou da equipe a qual ele faça parte.

Ministério da Saúde

No último dia 26, a diretoria do Sisemp encaminhou ao Chefe da Divisão de Convênios e Gestão do Ministério da Saúde no Estado do Tocantins, Frederico Frederique Silverio, vários questionamentos sobre a atual situação da categoria, mas ainda não foi apresentada nenhuma resposta segundo o sindicato.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Agentes Comunitários de Saúde

Frederico Frederique Silverio

Ministério de Saúde

Samuel Bonilha

Secretaria de Saúde de Palmas

Sisemp