Polí­tica
PMDB nacional dissolve diretório no Tocantins; Comissão Provisória é composta
Imagem da notícia

O presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp dissolveu na manhã desta quarta-feira, 14, o diretório estadual da legenda no Tocantins que era presidido pelo deputado federal Júnior Coimbra. Após a nomeação da comissão provisória, o PMDB terá eleição para o novo diretório.

A comissão provisória será presidida pelo ex-governador Marcelo Miranda e terá ainda como membros o ex-deputado federal e ex-presidente do partido, Osvaldo Reis, a deputada estadual Josi Nunes, o filiado Derval de Paiva, o deputado estadual Eli Borges e o ex-governador Carlos Gaguim. O grupo do ex-presidente Junior Coimbra teria um membro na comissão que poderia ser o próprio deputado, mas o mesmo se recusou a participar, com isto foi indicado o deputado estadual Ricardo Ayres.

“O PMDB tem luz própria, é um partido consolidado, não pode ser usado por aqueles que não demonstram amar o partido”, declarou a deputada estadual Josi Nunes após a destituição.

Estão em Brasília além de Júnior Coimbra, a deputada Josi, o deputado estadual Vilmar do Detran, o ex-vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva, o prefeito eleito de Paraíso do Tocantins, Moises Avelino e o ex-deputado federal e ex-presidente regional da legenda, Osvaldo Reis.

A dissolvição foi provocada após renúncia coletiva de maioria dos membros do diretório na semana passada. Dentre os insatisfeitos com o comando do deputado federal Júnior Coimbra estão os ex-governadores Carlos Gaguim, Marcelo Miranda e outros nomes do partido como prefeitos e vereadores. Coimbra tentou reverter mas não conseguiu.

Marcelo é um dos nomes mais cotados para assumir o comando da legenda após aprovação da comissão provisória. Coimbra foi alvo de muitas críticas e inclusive foi acusado de tentar levar o partido para a base de apoio do governador Siqueira Campos inclusive o que poderia resultar numa coligação para o pleito de 2014. Coimbra estaria ainda prestes a fazer indicações no governo.

Esta é a segunda destituição no PMDB nos últimos dois anos, já que Osvaldo Reis, ex-presidente da legenda, também foi destituído logo após o pleito de 2010 quando o PMDB perdeu para Siqueira. (Atualizada às 14h33)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Carlos Gaguim

Comissão Provisória

Derval de Paiva

Josi Nunes

Júnior Coimbra

Marcelo Miranda

Moisés Avelino

Osvaldo Reis

PMDB

Ricardo Ayres