Economia
Fecomércio recebe empresários e Sefaz para discussão sobre mudanças tributárias
Imagem da notícia

Aconteceu nesta sexta-feira, 11 de janeiro, em uma das unidades do Sistema Fecomércio Sesc/Senac (Teatro Sesc de Palmas), às 10h, uma reunião entre empresários, entidades representativas e governo estadual, para esclarecimento acerca das mudanças nas leis estaduais 1.201/2000 e 1.790/2007 que atingem diretamente os empresários atacadistas do Estado. Além de mostrar o funcionamento dessas novas tributações, o encontro permitiu também uma discussão sobre o impacto dessas leis no comércio e economia do Estado.

Participaram da reunião o secretário estadual da fazenda, José Jamil Fernandes Martins, o secretário estadual de indústria e comércio, Paulo Massuia, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Hugo de Carvalho, o presidente da Faciet, Pedro Ferreira, o presidente da Adat, Luiz Antonio Lopes, presidente da CDL Palmas, Cleide Brandão, presidente da Acipa, Fabiano do Vale, presidente da Aciara, Antonia Lopes,  técnicos da Sefaz, assessores jurídicos e empresários das cidades de Araguaína, Palmas e Paraíso do Tocantins.

As mudanças nas leis que tratam do crédito e incentivo fiscal no Estado e que entraram em vigor no último dia 1º de janeiro foram debatidas pelos presentes. Os empresários buscam alternativas para a tributação imposta pelo governo, alegando uma possível não competitividade juntos as grandes redes nacionais. As alterações feitas nas leis foram votadas e aprovadas nos dias 19 e 21 de dezembro de 2012, durante o início do período de recesso de diversas entidades.  

O presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, entende que a participação das entidades é fundamental nesse processo. “Nós estamos com as portas abertas sempre que necessário aos empresários, para a discussão de assuntos que interferem na rotina e no funcionamento do comércio. A Fecomércio, assim como as demais entidades, representam os empresários e por isso devemos estimular esse tipo de encontro. A intenção do evento é justamente estabelecer um dialogo junto à esfera pública para que ambas as partes possam expor suas realidades”, explicou.

Cerca de 80 pessoas participaram desse evento. Durante a reunião, ainda foi lavrada uma ata onde constam todas as reivindicações dos empresários e que será encaminhada a Secretaria da Fazenda na próxima segunda-feira,14, para análise, junto com o ofício solicitando a resposta das solicitações. O secretário da fazenda se comprometeu a responder rapidamente o documento.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Aciara

Acipa

Antônia Lopes

Carlos Amastha

Fabiano do Vale

Faciet

Fecomércio

Hugo de Carvalho

José Jamil Fernandes Martins

Paulo Massuia

Pedro Ferreira