Economia
Endividamento das famílias em Palmas tem leve queda no mês de janeiro

Mesmo com uma pequena queda mostrada na pesquisa que mede o nível de endividamento e inadimplência dos consumidores em Palmas – PEIC, o comércio não deve sentir drasticamente a queda no consumo, razão disso é o baixo índice de inadimplência. Mesmo com dívidas, as famílias estão conseguindo em sua grande maioria manter as contas em dia. Quando comparado ao mês de dezembro de 2012, o endividamento caiu cerca de 1,3%, registrando nesse mês a marca de 77,2%.  

Das famílias entrevistadas e que tem dívidas, 72,7% consideram-se pouco endividados, enquanto uma pequena parcela estima estar muito endividada, 0,2% do total. Com relação à inadimplência, a pesquisa mostra que 6,4% estão com débitos em atraso e apenas 0,3% não conseguirão quitar essas dívidas. O tempo médio dessas contas em atraso é de 55 dias. 35,2% disseram estar com atrasos no pagamento de 30 a 90 dias, 33,1% com até 30 dias e 31,8% acima de 90 dias.

No ranking dos principais tipos de dívidas continua em primeiro lugar o cartão de crédito (75,5%), seguido dos carnês (34,2%) e do financiamento de carro (26,1%). Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, o cliente deve estar atento a taxas do cartão de crédito. “Com esse alto índice de dívidas por meio do cartão de crédito, o consumidor deve tentar ao máximo tentar pagar em dia suas compras, porque apesar da pequena baixa nas taxas de juros, o cartão ainda continua sendo um dos grandes vilões da economia doméstica” ressaltou.   

Outros dados preocupantes é o longo período pelo qual as pessoas se comprometem com uma dívida e a parcela de sua renda que é destinada para o pagamento desses débitos. Entre os endividados, a maior parte disse que ter contas com prazo acima de 1 ano (56,4%) e de 3 a 6 meses (18,4%), resultando em um tempo médio de 8,8 meses. Já a parcela de renda comprometida é ainda mais preocupante, 74,9% gastam de 11 a 50% para a quitação de contas e 16% comprometem mais de 50% de seus rendimentos com dívidas. 

Sobre a PEIC 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – PEIC, é uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, em parceria com a Federação do Comércio Tocantins. A intenção dessa pesquisa é obter dados estatísticos que permitam avaliar a natureza e a real dimensão do endividamento das famílias, ajudando assim o empresário avaliar o cenário econômico da capital a qual está inserido. Em Palmas são analisadas 500 famílias em potencial. A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados da PEIC de janeiro/2013 foram coletados nos últimos dez dias do mês de dezembro/2012. (Ascom Fecomércio)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...