
O mês de fevereiro marcou os 23 anos da Celtins no Estado. A concessionária atingiu a meta de 500 mil ligações (502.074 no total atualizado) desde a criação do Tocantins e da empresa, em 1989, quando havia 76.665 clientes atendidos e alguns municípios ainda não possuíam energia elétrica. O crescimento registrado foi 555%, ou seja, sete vezes a quantidade inicial de unidades consumidoras em atividade. A taxa média de crescimento da Celtins é de 8,55% ao ano, superior à média nacional, que não chega a 4%.
E a região norte tem grande participação neste crescimento. A regional de Araguaína - que abrange municípios da região de Guaraí ao Bico do Papagaio – registrou expressivos aumentos nos últimos dois anos. Em 2011, foram 8.163 novas ligações na área residencial, 48 na industrial, 717 na comercial e 4.903 na zona rural, totalizando 13.831 ligações.
Já em 2012, foram 8.574 novas residências com energia elétrica, 25 estabelecimentos industriais, 778 comerciais e 338 no campo, fechando o ano com 9.715 ligações. Tudo isto contribui para que a região norte represente 40% (204.217 clientes) do total de consumidores do Estado. “Com este crescimento, há mais investimentos em novos transformadores, por exemplo, e nas manutenções que já são constantes nas redes”, lembra Marcelo Camilo, gerente regional do CRS de Araguaína. A concessionária também instala mais alimentadores – redes que ligam as subestações às vias públicas – e faz mais divisões de circuitos para que a qualidade no fornecimento da energia elétrica seja melhor.
Tocantins
Em todo o Estado, a classe consumidora que mais contribuiu para as 500 mil ligações foi a zona rural, por meio do Pertins – Programa de Eletrificação Rural do Estado do Tocantins e do Programa de Universalização da Energia Elétrica do Governo Federal, o Luz Para Todos. De 634 propriedades em 1989, o número saltou para 64.865 no ano passado. Já para atender 100% dos municípios, os consumidores residenciais aumentaram de 66.178, há 23 anos, para 391.558 lares com energia elétrica.
Infraestrutura
Para alcançar dados tão expressivos, foi preciso investir em insumos e equipamentos. A rede de distribuição de energia elétrica assistiu a um aumento de 37 vezes na quantidade de postes instalados, de 20.850 para 781.763. Os 3.622 quilômetros de extensão da rede aumentaram para 81.839 quilômetros. Já a potência instalada nas subestações está 10 vezes maior: de 113 MVA para 1.149 MVA. O número de transformadores cresceu 49 vezes, de 1.305 para 64.061.
Investimentos para o consumidor
Além do crescimento numérico na estrutura da concessionária em todo o Estado, a Celtins também priorizou o atendimento ao cliente, seja presencial ou virtual. A leitura e impressão simultânea da conta é uma delas, além do atendimento via internet no site http://www.celtins.com.br. Tem também o contato por mensagem de texto (SMS) para o número 27382, o Call Center pelo número 0800 720 3330 e as agências presenciais nos 139 municípios do Tocantins.