Estado
Dona Raimunda e mais quatro mulheres são homenageadas no Parlamento
Imagem da notícia

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa do Tocantins realizou na manhã desta quinta-feira, dia 7, sessão solene em homenagem às mulheres. A cerimônia especial foi marcada pela entrega do “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva”, instituído pela Resolução nº 301, de 20 de dezembro de 2011. Cinco mulheres indicadas pelas deputadas estaduais e também pelo presidente do Parlamento, deputado Sandoval Cardoso (PSD), receberam a homenagem pelos trabalhos sociais desenvolvidos e pela luta em defesa desse público no Tocantins.

Foram homenageadas a fundadora da Universidade da Maturidade e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Neila Barbosa Osório; a quebradeira de coco Dona Raimunda Gomes da Silva; a professora e escritora Josefa Louça da Trindade; a  ex-primeira-dama do Estado, Dona Aureny Siqueira Campos; e a presidente da Casa da Mulher 8 de Março, Bernadete Aparecida Ferreira. As honrarias foram indicadas pelos parlamentares Luana Ribeiro (PR), Amália Santana (PT), Josi Nunes (PMDB), Sandoval Cardoso e Solange Duailibe (PT), respectivamente.

A primeira agraciada com o diploma foi a professora Neila Barbosa. A coordenadora do programa de extensão da UFT que concede aos acadêmicos o título de “educador político social do envelhecimento” é autora de diversas obras na área de Gerontologia. Atualmente, é presidente do Conselho da Pessoa Idosa do Tocantins e se destacou pela criação do Programa da Universidade da Maturidade (UMA) em 2006, que tem ganhado destaque pelo resgate social de idosos no Estado.

Em seu discurso, Neila Barbosa salientou a paixão pelo trabalho e a importância da inserção dos idosos em ações estaduais de destaque. “A sociedade quer diminuir a participação dos velhos nas questões sociais importantes do nosso país. Precisamos ampliar o espaço de contribuição dessa população e mudar o conceito de que ‘velho deve falar pouco’. Por que reduzir a palavra de pessoas tão experientes? Ser velho é uma conquista, envelhecer o espírito é engrandecê-lo”, enfatizou.

Ao fazer uso da palavra, Raimunda Gomes, conhecida no Estado como “Dona Raimunda quebradeira de coco”, agradeceu aos deputados a homenagem e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no extremo norte do Estado. Em busca de melhoria de vida das famílias rurais daquela região e em defesa das trabalhadoras extrativistas, é uma das fundadoras da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio e tem representado o segmento no Brasil e no exterior.

Em nome do presidente Sandoval Cardoso, a primeira-dama do Parlamento, Marcela Cardoso, realizou a entrega do “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva” para Poliana Marques Siqueira Campos, nora e, durante a solenidade, representante de dona Aureny Siqueira Campos. (Dicom AL)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Amália Santana

Assembleia Legislativa

Aureny Siqueira Campos

Bernadete Aparecida Ferreira

Josi Nunes

Poliana Marques Siqueira Campos

Raimunda Gomes

Sandoval Cardoso

Solange Duailibe