Estado
Reeducandas da Cadeia Feminina de Figueirópolis participam de comemoração do Dia da Mulher
Imagem da notícia

As 22 reeducandas da Cadeia Feminina de Figueirópolis tiveram um dia repleto de atividades voltadas à valorização da autoestima, saúde e beleza, na quarta-feira, 6. As reeducandas participaram de palestras, rodas de conversas e também foram atendidas por alunas do Curso de Cabeleireiro do Centro de Integração da Mulher de Gurupi. A programação faz parte da Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, desenvolvida pelo Núcleo Regional de Defensoria Pública em Gurupi.

“As assistentes sociais pegaram o nosso nome para ver o que estamos precisando. As meninas vieram arrumar cabelo, hidratar. A psicóloga conversou muito com a gente. Todas vocês vieram trazer algo de diferente e bom para nós hoje”, declarou T.L.C, de 23 anos, acusada de tráfico de entorpecentes.

De acordo com a pedagoga Elizete Soares da Silva, o objetivo da atividade foi ampliar o conhecimento das reeducandas e amenizar o estresse advindo do ambiente prisional. “A Defensoria Pública buscou oportunizar a essas mulheres um dia diferente da rotina delas no ambiente prisional. As palestras, o tratamento de beleza e conversas pontuais com profissionais proporcionaram momento de interação e valorização da autoestima”.

“Só o fato de vocês terem vindo aqui, não sabem como isso faz bem pra gente. Esse momento é de muita alegria, porque nos sentimos abandonadas, sozinhas, na maioria das vezes. Vocês não imaginam como esse momento faz bem para gente aqui”, declarou a dona de casa M.L, 33 anos.

A diretora do Núcleo Regional de Gurupi, defensora Lara Gomides Nóbrega de Souza, ressaltou a importância do envolvimento da Instituição com as reeducandas tendo em vista a necessidade de reinserção social. “Nossa ação visa proporcionar um espaço de reintegração das detentas à sociedade. Valorizar a mulher como pessoa humana é primordial para a redução das desigualdades sociais e estruturação das famílias”.

Programação

Na abertura do evento, a pedagoga Elizete Soares da Silva falou sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março. Em seguida, a psicóloga Isabel Cristina Izzo ministrou palestra sobre autoestima e interagiu com as reeducandas sobre o tema. Durante todo o dia, as assistentes sociais Daniela Maria da Silva e Ivone Sousa Carvalho Viana prestaram atendimentos as reeducandas e deram orientações sobre cuidados de higiene e saúde. Os atendimentos de beleza foram realizados pelas alunas do Centro de Integração da Mulher, Nelma Toledo Rocha, Maynna Coelho Leal, Glorimag Mariano Paiva e Rayanne Pinheiro. No fim do dia, as reeducandas e a equipe participaram de um coffee break.

Comemoração Interna

Na sexta-feira, 8, pela manhã, a Diretoria do Núcleo Regional de Gurupi realizará uma atividade com as defensoras públicas e servidoras. “Será um momento de confraternização e reconhecimento da atuação das mulheres da nossa equipe”, enfatizou Lara Gomides. (Assessoria de imprensa)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...