Polí­tica
“Caixa preta do Sistema S precisa ser aberta”, diz deputado
Foto: Koró Rocha
Koró Rocha

Em pronunciamento na manhã desta terça-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado estadual José Roberto Forzani (PT) falou sobre a necessidade de maior fiscalização dos órgãos de controle nas 11 instituições que compõem o Sistema S - Senai, Senar, Sesi, IEL, Sest, Sebrae, Sesc, Senac, Senat e Sescoop.

“Tenho acompanhado esse debate na imprensa nacional e também concordo que é preciso abrir a caixa preta que existe nesse Sistema. Estas instituições recebem anualmente mais de 15 bilhões de reais, que são oriundos de recursos públicos, e deveriam prestar contas desses recursos”, enfatizou o parlamentar.

Para Zé Roberto o Sistema S deveria prestar serviços gratuitos à população e criticou a cobrança dos mesmos. “Cobram nos cursos valores mais caros que empresas particulares”. E continuou ressaltando que há fortes indícios de que estas instituições são grandes financiadoras de campanhas políticas eleitorais. “Precisamos que o Ministério Público acompanhe isso de perto e verifique os fortes indícios de desvios de recursos públicos, de caixa dois, para financiar campanhas políticas de interesse destas instituições”, denunciou.

Entre os parlamentares na esfera federal que denunciam o Sistema S, Zé Roberto usou como exemplo as constantes denúncias do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO). “Não conheço o senador, mas sei que ele tem atuado nessa questão. Existe uma caixa preta e precisamos abrir, não justifica essas instituições receberem 15 bilhões por ano e ainda não prestarem conta do que fazem. São instituições que além de aumentar a transparência de suas administrações deveriam prestar conta sobre aquilo que se propõe”, finalizou Zé Roberto garantindo que fará outros pronunciamentos sobre o Sistema S no Tocantins.

Sistema S

O sistema S é formado por organizações e instituições todas referentes ao setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas. As instituições do Sistema S não são públicas, mas recebem subsídios do governo. São varias as organizações que compõe o sistema S, algumas delas são subordinadas à Confederação Nacional da Indústria ou às Federações do Comércio

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Assembleia Legislativa

Ataídes Oliveira

IEL

José Roberto Forzani

Sebrae

Senac

Senai

Senar

Senat

Sesc

sesi

Sest

Sistema S