Estado
Após críticas, governo assina convênio para estruturar hospital e apresenta proposta de doar área para a Fabic

Durante a o Parlamento Popular em Araguatins, no Norte do Tocantins, realizado nesta quarta-feira, 24, pela Assembleia Legislativa, o Governo do Estado assinou convênio com a Prefeitura de Araguatins no qual serão repassados R$ 300 mil reais para a reestruturação completa do Hospital Municipal da cidade. Além disso, o governo entregou a Mensagem nº 21, com o projeto de lei que prevê a doação de área para a Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic). Os benfícios foram anunciados após duras críticas de deputados estaduais durante a sessão itinerante.

O convênio com o município vai transformar completamente o hospital da cidade, que passará a ter 50 leitos. A previsão do prefeito de Araguatins, Lindomar Lisboa Madalena, é que as obras no estabelecimento de saúde estejam prontas em menos de um semestre.

O convênio foi assinado pelo vice-governador, João Oliveira, pela chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Valquíria Rezende, e pelo prefeito, que comemorou o convênio, ressaltando que “ele é muito importante, em especial porque vai atender diretamente a comunidade mais carente do município”.

O Governo do Estado também irá montar um centro cirúrgico com três salas no hospital, que possibilitará a realização de cirurgias, que hoje não são realizadas. Ainda dentro da área da saúde, o Governo do Estado, em parceria com o município, vai dotar o Hospital Municipal de Araguatins para que o local possa atender perfeitamente nestes 50 leitos, bem como realize as cirurgias eletivas.

“Esse centro cirúrgico é bom demais para a nossa cidade. Aqui temos uma população pobre que não tem como fazer cirurgias em outras cidades. Então, o centro cirúrgico aqui é uma grande conquista”, salientou o prefeito.

Educação

Outro benefício do governo do Estado para a população de Araguatins foi a doação de um lote na Avenida Goiás para Faculdade do Bico do Papagaio. Principal instituição de ensino superior da região, a faculdade – assim que a Assembleia Legislativa aprovar a doação – passa a contar com uma área no centro da cidade, na qual poderá estruturar um laboratório para os alunos. Atualmente, a Fabic tem 700 alunos, divididos em três cursos diferentes.

Parlamento

O Governo do Estado prestigia o Parlamento Popular com uma comitiva liderada pelo vice-governador João Oliveira. Nessa comitiva do Poder Executivo também estão presentes os secretários estaduais Alexandre Ubaldo (Infraestrutura), Marcelo Olímpio (Fazenda) e Danilo de Melo (Educação e Cultura), além do presidente da Agência de Máquinas e Transporte do Estado do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira, do presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, entre outros membros da administração estadual.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...