Estado
Prefeito Santana reúne-se com Itaset para discutir elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

O diretor do Departamento Municipal de Transito, Kadú Faria e o prefeito José Santana Neto reuniram-se com o presidente do Instituto Tocantinense de Especialização e apoio a Segurança de Trânsito - ITASET, Dorival Rodrigo Marques e o professor em trânsito e agente de trânsito em Palmas, José Darci,  no intuito de discutir a adequação do município colinense à lei 12.587/12 que trata da mobilidade urbana determinando que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborarem um projeto com essa finalidade até 2015.

Os principais pontos que foram destacados na reunião foram a inclusão de um fluxograma do trânsito na cidade (determinação dos sentidos das vias) no Plano de Mobilidade Urbana, elaboração de modais de transporte (fixação dos locais de pontos de táxi, mototáxi, rádio táxi e possíveis rotas para o transporte coletivo) readequação da acessibilidade, readequação do calçamento das casas e prédios entre outros.

Segundo o presidente do Itaset, Dorival Rodrigo Marques, após o inicio da vigência da lei, o município que não cumprir a determinação, ficará sob pena de não receber repasses federais. “Esse Plano de Mobilidade Urbana vem de encontro a necessidade dos municípios com mais de 20 mil habitantes, como forma de promover mais qualidade de vida nas cidades. Essa é uma forma democrática de mudarmos a realidade das cidades e consequentemente da vida das pessoas. As cidades que não apresentarem no prazo determinado ficarão impedidas de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana”, afirmou.

O prefeito José Santana Neto, reconhece a necessidade da implantação de um Plano de Mobilidade Urbana que atenda aos anseios da comunidade. “Sabemos da importância da elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana e por isso já estamos nos organizando para o cumprimento dessa lei no intuito de promover uma readequação no trânsito de Colinas com mais áreas verdes, menos emissões, e vários outros fatores que influenciarão na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

“Estamos buscando a construção de um Plano de Mobilidade capaz de atender à população e contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável. Para isso, estamos planejando o estabelecimento de princípios, diretrizes e instrumentos para orientar o sistema de transporte e de infraestrutura viária para circulação de pessoas e cargas, no município”, afirmou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Kadú Faria.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...