Estado
Prefeituras temem ficar sem energia em praias; Celtins diz aguardar manifestação da SPU
Foto: Jackson Reis
Temporada de praia no Estado será aberta neste fim de semana em vários municípios | Jackson Reis
Temporada de praia no Estado será aberta neste fim de semana em vários municípios

Alguns municípios do Estado que iniciarão a Temporada de Praia neste final de semana temem ser prejudicados por falta da ligação da rede de energia. Segundo informações repassadas por alguns municípios, a justificativa da empresa para os prefeitos é que só poderão ligar as redes mediante apresentação de Licença da Secretaria de Patrimônio da União.

Já a SPU teria afirmado que existe um impedimento jurídico com a Celtins que teria ocasionado na situação. A preocupação dos municípios é com relação às estruturas que já estão montadas e os shows que foram contratados.

A prefeitura de Couto Magalhães, por exemplo, informou que teme ficar prejudicada em razão do impasse. “Apesar de ter protocolos com data de março, quando iniciou o processo de licenciamento da praia local; mesmo tendo feito investimento de mais de R$ 7 mil reais entre licenças na SPU e Naturatins além do projeto elétrico devidamente aprovado na Celtins; mesmo atendendo a todas as exigências de todos estes órgãos e empresa o município vê a programação prejudicada neste primeiro final de semana”, informou a prefeitura ao Conexão Tocantins. A Temporada no município será aberta neste sábado, 29.

A prefeitura conta que já estão contratados a estrutura de som, iluminação e shows para o sábado e domingo. “Situação que coloca o município em corrida contra o tempo para encontrar alternativas de funcionar sem grandes perdas em qualidade”, alega a prefeitura.

Procurada pelo Conexão Tocantins a Celtins informou que recebeu uma recomendação do Ministério Público Federal, no dia 12 de junho deste ano, para que a Secretaria Patrimonial da União (SPU) seja consultada antes das ligações de energia elétrica em terrenos de marinha e às margens de rios federais, assim como praias e várzeas. O objetivo é que a SPU verifique a regularidade da ocupação em terras públicas federais.

Para tentar minimizar possíveis problemas nessa temporada a Celtins conta que enviou ofício e reuniu-se com a Superintendência da SPU no início da tarde de hoje. A SPU informou à Celtins que aguarda uma manifestação da procuradoria em Brasília e que até o final do dia se posicionará sobre a liberação ou não das ligações nas praias.

Deste modo, a previsão é que assim que a Celtins receber o comunicado da SPU, inicie os procedimentos para ligação de energia elétrica nas praias do Tocantins que estejam com os projetos elétricos devidamente aprovados. As praias que já têm rede de energia e já fizeram os pedidos de ligação para a Celtins, não precisam apresentar projeto, lembra a empresa.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...