Polí­tica
Agendamento proporciona celeridade e evita filas para o Recadastramento Biométrico
Imagem da notícia

O serviço de agendamento do Recadastramento Biométrico é a garantia do atendimento em data e horário escolhido e previamente agendado pelo eleitor para evitar filas. Esse procedimento pode ser feito através da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO), pelo 0800 6486 800 e pelo portal do Tribunal regional Eleitoral (TRE-TO).

De acordo com o servidor da Ouvidoria Regional Eleitoral do TRE-TO, Henrique Romero, “para agendar o Recadastramento Biométrico por telefone, o eleitor pode ligar no 0800 6486 800 e solicitar o agendamento na data e hora que preferir. É importante que na hora da ligação o eleitor tenha em mão o seu título, pois é pelo número do documento que é feita a marcação”, afirmou.

Após o agendamento, o eleitor deve ficar atento para os procedimentos que precisam ser seguidos. “O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral na hora marcada, portando o documento de identidade, o título de eleitor e um comprovante de residência. É importante que o eleitor não se atrase, nem falte ao atendimento, pois só é possível marcar o horário uma única vez”, explicou Romero.

Etapas

Araguaina e Palmas fazem parte da terceira fase do Recadastramento Biométrico que prossegue de segunda a sexta-feira com a finalidade de revisar biometricamente 250 mil eleitores. A Justiça Eleitoral tem a meta de recadastrar até 2014, 40% do eleitorado tocantinense para que possam votar com sistema de identificação biométrica.

Documentos

Para realizar o recadastramento biométrico os eleitores devem levar documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. Não serão aceitos documentos de habilitação e o novo modelo de passaporte.

Araguaína

De março até às 17h desta quinta-feira (22), foram recadastrados 57.621 eleitores em Araguaína, número que corresponde a 58,30% do eleitorado da cidade, que é composto por 98.790 eleitores.

No mês de março, 3.272 eleitores realizaram o Recadastramento Biométrico. Em abril os atendimentos aumentaram para 12.334, já no mês de maio foram 10.060 eleitores. Em junho, 14.815 fizeram o procedimento e em julho 17.822 eleitores foram revisados.

Até dezembro deste ano, o eleitorado deve se dirigir ao Cartório Eleitoral da cidade, situado à Avenida Neif Murad, quadra 01, lote 02, Setor Noroeste, munidos de documento oficial com foto e comprovante de endereço, das 8 às 18h.

Palmas

O cartório eleitoral de Palmas já realizou 62.225 atendimentos referentes ao Recadastramento Biométrico, até às 17h desta quinta-feira (22), o que equivale a 41,18% de 151.118 eleitores a serem atingidos.

O número de atendimentos no mês de abril foi de 5.775 eleitores e em maio teve 19.885 revisões biométricas. Em junho, foram revisados biometricamente 20.357 eleitores e julho 17.151 realizaram o procedimento.

O eleitor que vota em Palmas pode realizar o Recadastramento Biométrico, das 12 às 19h, no Cartório Eleitoral, localizado na quadra 104 Sul, Avenida LO-01, nº 10, em frente ao Seturb. Os eleitores que não se recadastrarem terão seus títulos cancelados.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...