Palmas
Iniciativa cidades emergentes e sustentáveis é apresentada ao prefeito pelo BID/Caixa
Foto: Marcelo de Deus
Marcelo de Deus

Uma apresentação técnica realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi realizada no gabinete do prefeito Carlos Amastha, no Centro Administrativo da Avenida JK, com o intuito de esclarecer à Prefeitura de Palmas e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), como se dará o processo de execução do projeto proposto através da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES). O programa que na capital será intitulado de “Plano de Ação Palmas Sustentável” é uma parceria BID/Caixa Econômica Federal. A adesão ao ICES será oficializada logo mais às 14 horas, em solenidade realizada no auditório da Defensoria Pública.

A Fapto foi a instituição selecionada pelo BID por meio da instituição GN Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental no último dia 04, para atuar em Palmas. “Nos sentimos agraciados quando desenvolvemos projeto dessa envergadura. Isso reforça a identidade da Fapto na solução dos problemas que os munícipes enfrentam”, considerou o diretor Executivo da Fapto, Prof. Paulo Fernando Martins.

Apesar de outras três cidades também terem sido selecionadas pelo BID para desenvolver a prática (João Pessoa-PB, Vitória-ES, Florianópolis-SC), Palmas será a primeira a executar o programa e isto é manifestado com imensa satisfação pelo prefeito Amastha. “Palmas tem o diferencial de ser uma cidade nova e não ter grandes problemas urbanísticos como as demais cidades. Enquanto as outras capitais irão sanar antigos problemas, aqui podemos fazer de Palmas uma cidade modelo com a implantação de projetos sustentáveis como os que a gestão já vem estudando”, declarou Amastha.

“É um orgulho muito grande para nós sermos a primeira cidade a executar o programa e, esperamos que ao final da execução de todos os projetos, sejamos consideradas a melhor”, finalizou o prefeito.

Impup

O presidente o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup), Luiz Masaru, esclareceu que este projeto de cidades sustentáveis não se trata apenas de questões ambientais como muitos pensam, e que desde uma calçada com acessibilidade a uma casa edificada com reuso de água, enfim, um melhor aproveitamento dos recursos naturais tornam uma cidade sustentável.

“Fui convidado a presidir o Impup, órgão criado na atual gestão, pela visão do prefeito em sanar problemas como o transporte público de Palmas e outros, bem como promover o crescimento ordenado da Capital. Alguns projetos já em estudo avançado como a implantação do Bus Rapid Transit(BRT) e melhor aproveitamento das rotatórias são exemplos de práticas sustentáveis a ser adotadas”, finalizou Masaru.

Recursos

A superintendente da Caixa, Maria Luzia do Couto Aguiar, explica que será disponibilizado recurso de R$ 1 milhão por meio do Fundo de Sustentabilidade da Caixa para custear os projetos do “Plano de Ação Palmas Sustentável” e a execução dos projetos será custeada pelo BID.

Sobre o Programa

O principal objetivo da Iniciativa de Fomento às Cidades Emergentes e Sustentáveis é lidar com desafios em cidades emergentes da América Latina e do Caribe. A meta do projeto é integrar a sustentabilidade ambiental e fiscal, o desenvolvimento urbano e a governabilidade. Por meio da parceria entre BID e da CEF, a ICES espera promover o apoio a ações que proporcionem serviços básicos e garantam a proteção ao meio ambiente, bem como níveis adequados de qualidade de vida e emprego.

Entre outros critérios, também foi avaliado o contingente populacional, que deve estar entre 200 mil e dois milhões de habitantes, e a capacidade institucional das cidades. Os municípios estão em uma etapa na qual é ainda possível aproveitar suas economias de escala e controlar os custos da aglomeração, melhorando a eficiência dos serviços urbanos. (Secom Palmas)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

BID

Caixa Econômica Federal

Carlos Amastha

FAPTO

Luiz Masaru Hayakawa

Paulo Fernando Martins

Prefeitura de Palmas